Assuntos Municipais debate greve de servidores

Deputados querem conhecer a pauta de reivindicações dos servidores municipais de Belo Horizonte.

23/05/2014 - 12:40

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe, nesta segunda-feira (26/5/14), os servidores públicos municipais de Belo Horizonte. A audiência pública, solicitada pelos deputados Rogério Correia (PT) e Fred Costa (PEN), cujo objetivo é conhecer a pauta de reivindicações dos grevistas, será às 14 horas, no Plenarinho IV.

Profissionais da saúde, educação, limpeza urbana, administrações regionais, fiscalização e de outros setores da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) estão em greve desde o dia 6 de maio. Eles exigem 15% de reajuste salarial e aumento do vale-alimentação para R$ 28, além de reivindicações específicas de cada área. Na última assembleia da categoria, realizada no dia 23/5, que reuniu centenas de pessoas em frente à PBH, os servidores votaram pela continuidade da greve. Os grevistas fecharam a Avenida Afonso Pena, na Capital, e colocaram cadeiras sobre a via.

"Apoio a luta dos trabalhadores públicos municipais, pois o que reivindicam é absolutamente justo quando houve reajuste para os que ganham acima de R$ 20 mil por mês. Um reajuste na média de 30%. Ora, como vamos ter serviço público de qualidade com trabalhadores mal remunerados e insatisfeitos? Além do mais, a falta de diálogo e de transparência da Prefeitura com os seus servidores é muito grande. Por isso, vamos tratar deste assunto aqui na Assembleia nesta audiência", explicou Rogério Correia.

Convidados – A comissão convidou para a audiência o secretário municipal de Governo, Josué Costa Valadão; o secretário municipal de Planejamento, Thiago Alexsander Costa Grego; o secretário municipal adjunto de Recursos Humanos, Gleison Pereira de Souza; o superintendente de Limpeza Urbana (SLU), Sidnei Bispo; o secretário municipal de Saúde, Fabiano Geraldo Pimenta Júnior; o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte, Israel Arimar de Moura; o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte, Wanderson Paiva Rocha; o diretor do Sindicato dos Odontologistas de Minas Gerais (Somge), Marcos Rabelo; o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Marcelino Orozimbo da Rocha; e a presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-MG), Beatriz da Silva Cerqueira.