A apreciação do parecer para a indicação foi adiado para a próxima reunião.
O diretor-geral interino do Idene, Samir Carvalho Moysés

Apreciação de indicação de diretor do Idene é adiada

Comissão Especial realizou, nesta terça (20), arguição pública de Samir Carvalho Moysés.

20/05/2014 - 16:58

Comissão Especial que analisa a indicação de Samir Carvalho Moysés para exercer o cargo de diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) realizou, nesta terça-feira (20/5/14), arguição pública do indicado. O relator e presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (PTB), antecipou posição favorável à aprovação do nome apresentado pelo governador do Estado, mas anunciou que só vai emitir seu parecer na terça-feira (27).

O indicado falou sobre sua trajetória profissional e acadêmica, sobretudo sobre sua atuação no Poder Público. Samir Carvalho Moysés, natural de Vitória (Espírito Santo), é graduado pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho e pós-graduado pelo Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais da PUC Minas. Ele enumerou também os cargos ocupados por ele em órgãos do Estado como a Secretaria de Defesa Social.

Moysés ressaltou sua atuação na gestão de contratos e convênios públicos e lembrou, em especial, sua primeira experiência no Idene como estagiário. Ele explicou, ainda, as ações de programas do instituto como o Água para Todos (que busca ampliar o abastecimento regular de água para o consumo humano e para o desenvolvimento sustentável, inclusive nas localidades com a população inferior a 200 habitantes, em áreas com maior incidência de seca), Leite pela Vida (promove o fortalecimento da cadeia produtiva do leite, por meio da geração de renda e da garantia de preço do produto, diminuindo a vulnerabilidade social) e Travessia Nota 10 (implementa a alfabetização de jovens e adultos e a inclusão social, incentivando a geração de trabalho e renda).

Arguição – Arlen Santiago disse que, ao tomar conhecimento do currículo de Samir Carvalho Moysés, não teve dúvidas sobre a aprovação de seu nome para exercer o cargo, no entanto, afirmou, também, que vai “aproveitar a oportunidade para fazer algumas solicitações a fim de conhecer melhor o andamento dos projetos executados pelo Idene”. O parlamentar solicitou ao indicado o envio de informações como a lista das cooperativas que atendem ao programa Leite pela Vida, o número de professores e alunos beneficiados pelo programa de alfabetização, a relação dos servidores do Idene e das empresas parceiras do Programa Água para todos.

O deputado Bonifácio Mourão (PSDB) solicitou a Moysés esclarecimentos sobre a instalação de unidade do Idene em Governador Valadares (Rio Doce). Segundo Mourão, em 2013, a ALMG aprovou proposição de lei que estendeu a atuação da instituição para mais 68 municípios mineiros. “O governador Antonio Augusto Anastasia foi à cidade para anunciar que passaria a contar com o trabalho do instituto, mas até o momento não houve sua concretização”, afirmou.

O parlamentar pediu que o indicado envie documento com as razões desse atraso. Já o deputado Gil Pereira (PP), enfatizou que Samir Moyses está apto a exercer o cargo: “já acompanho a atuação do indicado e não resta dúvida sobre a aprovação de seu nome”.

Consulte o resultado da reunião.