Comissão vai discutir proposta de criação de museu

Reivindicação partiu de grupo de artistas que alegam falta de um espaço para reunir obras de Minas Gerais.

09/05/2014 - 17:24

Discutir a proposta levantada pela categoria dos artistas plásticos de criação de um museu dedicado às artes virtuais para abrigar, de forma permanente, as coleções de quadros do Estado, além de oferecer cursos, oficinas e palestras. Para esse fim, a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública nesta quarta-feira (14/5/14), às 10h30, no Plenarinho III. O requerimento é da deputada Luzia Ferreira (PPS).

De acordo com a parlamentar, a revindicação chegou ao seu gabinete por meio de documento formulado por artistas de Belo Horizonte, que alegam a ausência de um espaço que abrigue, em um único lugar, as obras dos artistas mineiros.

“Precisamos de um espaço para a arte produzida a partir de 1944. Sabemos, obviamente, da existência do Museu Mineiro, mas ele é muito específico, são apenas duas pequenas salas. Não cabe nada ali”, argumenta a artista plástica Yara Tupinabá, uma das integrantes do grupo que reivindica o espaço.

Convidados - Foram chamados para participar do debate a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras; e os artistas plásticos Glauco Moraes, Yara Tupynambá, Miguel Gontijo, Eymard Brandão e Fernando Pacheco.