A audiência será às 9h30, na Câmara Municipal de São Lourenço - Arquivo/ALMG

Relação entre drogas e violência gera debate em São Lourenço

Comissão realizará audiência para discutir o enfrentamento ao uso de crack e outros entorpecentes, na quinta (15).

09/05/2014 - 14:55

Na próxima quinta-feira (15/5/14), o município de São Lourenço (Sul de Minas) vai receber a Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para debater, em audiência pública, o enfrentamento ao uso de entorpecentes no município e na região, assim como o aumento da criminalidade decorrente da proliferação das drogas. A reunião, que atende a requerimento do deputado Tiago Ulisses (PV), será realizada a partir das 9h30, na Câmara Municipal da cidade, localizada na Alameda Dr. Gabriel Avair, 58 – Centro.

Para o deputado Tiago Ulisses, a principal motivação desse debate é levantar dados e proposições para combater o crescimento exacerbado do consumo de drogas na cidade fronteiriça e conter a violência decorrente disso. "Embora o aumento do consumo do crack esteja disseminado, o uso da droga cresce assustadoramente em São Lourenço . Isso se dá principalmente porque a cidade está localizada numa região de divisa com os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Cabe salientar que a cidade recebe constantemente um grande número de turistas. Hoje, mais de 30% dos atendimentos realizados pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) estão relacionados ao crack, seja pelos danos causados à saúde do usuário, seja pela violência que advém da droga. O objetivo da audiência é fazer um diagnóstico da situação local e tomar medidas para resolver o problema", ressaltou o parlamentar.

Convidados – O debate em São Lourenço tem como convidados o prefeito e o presidente da Câmara da cidade, respectivamente José Sacido Barcia Neto e Luiz Cláudio Siqueira; o secretário Municipal de Saúde e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado (Cosems), Mauro Guimarães Junqueira; o juiz de Direito da Vara Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca, Fábio Garcia Macedo Filho, o promotor de justiça criminal da Comarca, Fernando Luiz Fagundes Vieira da Silva; a presidente do Conselho Tutelar local, Ana Paula Di Lorenzo; o subsecretário de Políticas Sobre Drogas da Secretaria de Estado de Defesa Social, Cloves Eduardo Benevides; o comandante do 57º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Paulo Valério Júnior; o delegado Regional de Polícia Civil, Luciano Belfort de Andrade Santos; o promotor de justiça e coordenador de Combate e Repressão ao Tráfico Ilícito de Entorpecentes - Ministério Público do Estado, Jorge Tobias de Souza; e o presidente da Federação de Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil (Feteb), pastor Wellington Antônio Vieira.