Segurança em Buritizeiro motiva audiência pública

Deputados também querem discutir a situação de ponte que liga o município a Pirapora.

07/05/2014 - 12:20

Na próxima segunda-feira (12/5/14), as Comissões de Administração Pública e de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vão a Buritizeiro (Norte de Minas). Os deputados pretendem discutir, além da segurança no município, a situação da ponte Marechal Hermes, que liga a cidade a Pirapora. A reunião será às 13 horas, na Câmara Municipal (Rua Iracema Gomes de Abreu, 289 - Jardim Buritis).

Segundo o gabinete do deputado Cabo Júlio (PMDB), que solicitou a audiência pública, em Buritizeiro há falta de delegados, de efetivo nas polícias e de viaturas. “Precisamos encontrar soluções para o problema da segurança pública no município. Essa audiência será muito importante para toda a região”, afirma o deputado.

Ainda de acordo com o gabinete do parlamentar, a ponte Marechal Hermes deixou de ser usada para o transporte ferroviário e passou a enfrentar um processo de deterioração. Nos últimos seis anos, por ela só é permitida a passagem de pessoas a pé, de bicicletas e motocicletas, usando as passarelas laterais. Devido à sua precariedade, em dezembro do ano passado uma menina de oito anos caiu no Rio São Francisco, passando por um buraco entre as tábuas.

A assessoria do deputado informa também que a ponte passará por um restauração completa. As prefeituras de Pirapora e Buritizeiro firmaram um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público (MP), no qual foram estabelecidos prazos e medidas para a interdição e recuperação do ponte, que foi inaugurada em 1922. A execução dos trabalhos foi acertada entre o MP, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) e a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), concessionária do trecho ferroviário de Pirapora.

Convidados – Foram convidados para a reunião o deputado federal Newton Cardoso (PMDB-MG); o prefeito de Buritizeiro, Luiz Carneiro de Abreu Júnior; o presidente da Câmara Municipal de Buritizeiro, vereador Jorge Humberto Rodrigues; o prefeito de Pirapora, Heliomar Valle da Silveira; o presidente da Câmara Municipal de Pirapora, vereador Orlando Pereira de Lima; o juiz da Vara Criminal e de Execuções Criminais de Pirapora, Dimas Ramon Esper; o comandante do 55º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel José Rocha de Araújo; o o comandante da 261ª Companhia da PM, Francisco Amorim Lobo; o delegado regional de Polícia Civil de Pirapora, Marcelo Mandel; o delegado de Polícia Civil de Buritizeiro, Marco Aurélio de Oliveira Resende; o coordenador das Promotorias Estaduais de Defesa do Patrimônio Cultural e Artístico de Minas Gerais, Marcos Paulo de Souza Miranda; a diretora da Promotoria de Justiça de Pirapora, promotora Carolina Marques Andrade; o coordenador-geral de Patrimônio Ferroviário do Dnit, José Luiz de Oliveira; e o especialista de relações institucionais da FCA, José Osvaldo Cruz.