Comissão vai debater remoção de famílias em Bocaiuva

Audiência pública da Comissão de Direitos Humanos sobre o tema será realizada na quarta-feira (14).

05/05/2014 - 14:09

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar audiência pública na próxima quarta-feira (14/5/14), às 9h30, em Bocaiuva (Norte de Minas), para debater decisão judicial que determina a reintegração de posse de terras ocupadas por famílias assentadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no assentamento Hebert de Souza, conhecido como P.A. Betinho. A reunião, solicitada pelo deputado Tadeu Martins Leite (PMDB), acontecerá no Clube do ADJ (Avenida Um, n° 1 - Engenheiro Dolabela).

Segundo requerimento do parlamentar, o Poder Judiciário considerou que parte da área ocupada pelos assentados pertence a um ex-funcionário da Industrial Malvina, que teria adquirido a propriedade do terreno como pagamento de uma ação trabalhista. A empresa, que inicialmente se dedicou ao processamento de cana-de-açucar, foi fundada no final da década de 20 pelo engenheiro Alfredo Dolabela.

"Precisamos encontrar uma solução negociada para que essas famílias não sejam prejudicadas”, salienta o deputado. Para ele, é imprescindível discutir com o Incra formas de evitar que situações semelhantes se repitam devido a outros eventuais acertos trabalhistas pagos com terras que já foram usadas na reforma agrária.

Convidados – Foram convidados a participar da reunião o prefeito de Bocaiuva, Ricardo Afonso Veloso; o presidente da Câmara Municipal, Romario Sabino Pires; o superintendente regional do Incra, Danilo Daniel Prado Araújo; o presidente da Associação dos Credores e Ex-Funcionários da Industrial Malvina, Armando Pereira Nascimento; o presidente da Associação dos Produtores do Poço do Bento, José Maria da Costa; o membro do Conselho Fiscal da Associação dos Produtores do Poço Bento, Agostinho Correia dos Santos; e os líderes comunitários Edson Cândido da Silva e Luiz Inácio Carvalho Pereira.