Comissão discute destinação de areia descartada de fundição
PL 410/11 propõe utilização do material na construção e conservação de estradas e na cobertura de aterros sanitários.
11/04/2014 - 14:23 - Atualizado em 14/04/2014 - 17:11A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai discutir, nesta terça-feira (15/4/14), às 10 horas, no Auditório, o Projeto de Lei (PL) 410/11, que propõe a utilização de areia descartada de fundição na construção e conservação das estradas estaduais e na cobertura dos aterros sanitários. A proposição tem como autores a deputada Liza Prado (Pros) e o deputado Fred Costa (PEN).
Segundo o deputado Célio Moreira (PSDB), autor do requerimento da reunião, o objetivo é ouvir empresários do segmento de fundição e o Governo do Estado sobre a viabilidade do projeto. Ele lembra que a reutilização da areia de fundição já é realidade em outros Estados, como São Paulo e Santa Catarina, onde esse material é usado na fabricação de asfaltos e na construção de artefatos de concreto que não tenham funções estruturais, como tijolos e lajotas para calçadas. Para o parlamentar, o aproveitamento da areia descartada de fundição, produzida em grande escala no Estado, significaria uma grande economia para as empresas e um alívio para o meio ambiente.
Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves; o procurador-geral de Justiça do Estado, Carlos André Bittencourt; o presidente do Crea-MG, Jobson Andrade; o diretor-geral do DER-MG, José Élcio Monteze; o presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior; o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Antônio Carlos Andrada; a presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-MG), Célia Regina Rennó; o gerente da Associação Brasileira de Fundição em Minas Gerais (Abifa-MG), Samuel Mariano; a superintendente executiva da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), Maria Dalce Ricas; e o presidente do Sindicato da Indústria da Fundição no Estado de Minas Gerais, Afonso Gonzaga.