Ex-secretários reassumem mandato na Assembleia de Minas

Cássio Soares e Gil Pereira retomam mandato parlamentar após reforma do secretariado do Governo do Estado.

07/04/2014 - 16:54

Os deputados Cássio Soares (PSD) e Gil Pereira (PP) reassumiram seu mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na última sexta-feira (4/4/14), quando tomou posse o novo governador do Estado, Alberto Pinto Coelho. A comunicação oficial do retorno dos dois parlamentares será feita durante a Reunião Ordinária de Plenário desta terça-feira (8).

Cássio Soares e Gil Pereira reassumiram suas funções parlamentares após um período em que participaram do secretariado do ex-governador Antonio Anastasia, que renunciou para cuidar da coordenação de campanha do senador Aécio Neves à Presidência da República pelo PSDB. Com a posse do governador Alberto Pinto Coelho e a reforma do secretariado, eles voltaram à Assembleia.

Com o retorno dos dois, Glaycon Franco (PTN) e Ana Maria Resende (PSDB) retornam à condição de suplentes, sendo ele primeiro suplente pela coligação PSC/PRTB e ela primeira suplente pela coligação PSDB/DEM/PP.

Biografias – Cumprindo o seu primeiro mandato na ALMG, Cássio Soares foi eleito em 2010 pelo PRTB, partido que trocou pelo PSD em 24 de novembro de 2011. Exerceu o mandato parlamentar de 1º de fevereiro de 2011 a 9 de fevereiro de 2012, quando se afastou para ocupar o cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento Social.

Economista, é formado pelo Centro Universitário Unifacef, de Franca (SP), tendo concluído também o Programa de Desenvolvimento de Gestores Públicos da Fundação Dom Cabral (2008). Entre 2007 e 2010, integrou o governo Aécio Neves como subsecretário de Estado da Defesa Social, na área de Inovação e Logística, e como chefe de gabinete da mesma secretaria.

Gil Pereira exerce seu quinto mandato consecutivo na Assembleia de Minas, tendo sido eleito deputado estadual pela primeira vez em 1994. Desde então, já foi líder da Minoria, vice-líder do governo em várias ocasiões, presidente de diversas comissões parlamentares e 2º-secretário da Mesa, entre outros cargos. Ao assumir o último mandato, em 1º de fevereiro de 2011, foi logo convidado a integrar o secretariado do governador Anastasia, tendo se afastado da Assembleia dois dias após a posse, em 3 de fevereiro de 2011, para ocupar o cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas. É administrador de empresas e sua principal área de atuação política é a Região Norte do Estado.