Parlamento Jovem visita Pouso Alegre e Poços de Caldas

Cidades-polo do Sul de Minas recebem a coordenação estadual do programa para a realização de oficinas de capacitação.

04/04/2014 - 17:09

Os municípios de Pouso Alegre e Poços de Caldas (Sul do Estado) recebem nesta segunda e terça-feiras (7 e 8/4/14) a coordenação estadual do Parlamento Jovem de Minas, composta por equipes da PUC Minas e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), responsáveis pela realização de oficinas e capacitação dos participantes da edição 2014 do programa. A proposta das visitas, que se prolongam durante o mês de maio, é promover o monitoramento, implantação e consolidação de ferramentas de gerenciamento para o projeto nas cidades-polos.

As atividades a serem desenvolvidas simultaneamente contemplam três públicos distintos: coordenadores municipais, monitores e um grupo de alunos selecionados para assumir um papel proativo, visando promover a interlocução com a sociedade. Ao final, haverá ainda uma quarta atividade destinada apenas aos coordenadores municipais do Parlamento Jovem.

Compõem a coordenação estadual do programa os professores Alexandre Teixeira e Robson Sávio, da PUC Minas, e as servidoras Fernanda Freitas e Leandra de Oliveira, da Escola do Legislativo da ALMG. Outros profissionais também serão convidados a participar desta fase.

A programação de visitas às cidades-polo inclui ainda a Capital, Belo Horizonte, no dia 15 de abril; Juiz de Fora, nos dias 24 e 25; Uberaba, nos dias 28 e 29, e João Monlevade, no dia 12 de maio. A coordenação vai visitar também as cidades que participam isoladamente do programa. O calendário dessas visitas será divulgado oportunamente.

Envelhecimento e Qualidade de Vida é o tema deste ano

O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior voltado para o exercício de participação política. Realizado pela Escola do Legislativo da ALMG em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais, o programa existe desde 2004 e, a cada ano, desenvolve uma série de atividades e eventos voltados para um tema específico. A edição 2014 traz como tema Envelhecimento e Qualidade de Vida.

As seis primeiras edições do programa foram restritas à Capital, mobilizando 42 escolas de Belo Horizonte e aproximadamente 800 estudantes do ensino universitário e do ensino médio. Foram encaminhadas 149 proposições para apreciação da ALMG.

A partir de 2010, a iniciativa foi estadualizada e ganhou a parceria das câmaras municipais mineiras. Consolidou-se como programa, com diversos projetos que se realizam nas cidades participantes. Nos municípios, as câmaras mobilizam escolas dos ensinos médio e superior, órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil, formando assim uma extensa rede de educação legislativa em todo o Estado.

No encerramento de cada edição, as sugestões apresentadas pelos participantes do Parlamento Jovem são encaminhadas às comissões parlamentares pertinentes, podendo ser transformadas em propostas de ação legislativa, resultando em pedidos de providências e informações a órgãos públicos e privados e até em projetos de lei.

Objetivos – São objetivos do Parlamento Jovem estimular a formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente o Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento; levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade; propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões; e incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania.