Deputados vão discutir critérios de promoção de bombeiros

Comissão de Direitos Humanos realiza audiência pública sobre o assunto na próxima quarta (9), às 9 horas, no Auditório.

04/04/2014 - 12:17

Com o objetivo de debater possíveis violações do princípio da impessoalidade nos critérios de promoção de oficiais do Corpo de Bombeiros, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar audiência pública na próxima quarta-feira (9/4/14), às 9 horas, no Auditório.

Segundo o deputado Cabo Júlio (PMDB), que requereu a reunião, há denúncias de que militares que estavam dentro de vagas previstas para promoção foram preteridos por outros profissionais. “A subjetividade permite que profissionais gabaritados fiquem prejudicados através de um apadrinhamento. Ou seja, o critério profissional fica em segundo plano, em detrimento de indicações pessoais", destacou.

Foram convidados para a reunião o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e presidente da comissão de Promoção de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Sílvio Antônio de Oliveira Melo; o chefe do Estado-Maior, coronel Ivan Gamaliel Pinto; e o corregedor do Corpo de Bombeiros, Matuzail Martins da Cruz.

Também foram convidados, como membros da comissão responsável pela promoção dos militares, os coronéis Ezequiel Silva, Henrique Gualberto Moreira, Pedro Alvarenga, Marcello Tadeu de Souza Brito, Miguel Novais Borges e Luís Carlos Dias Martins, assim como o tenente-coronel Luiz Antônio Alves de Matos.

Compõem a lista de convidados o presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, tenente-coronel Márcio Ronaldo de Assis; o presidente da Associação de Servidores do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Estado, sargento Alexandre Rodrigues; o presidente do Centro Social dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros Militares de Minas Gerais, cabo Álvaro Rodrigues Coelho; o presidente da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais, cabo Marco Antônio Bahia Silva; e o presidente da Associação Central Única dos Militares Estaduais de Minas Gerais, 3º sargento Walter Carvalho de Souza Fagundes.