A Reunião Ordinária de Plenário foi interrompida para dar lugar ao ato comemorativo pelo Dia Internacional da Mulher
Parlamentares enfatizaram o papel protagonista da mulher na construção da sociedade atual

Mulheres enfrentam desafio de ocupar espaços de poder

Comemoração do Dia da Mulher, na ALMG, teve homenagem e lançamento do Plano Estadual de Políticas para Mulheres.

13/03/2014 - 18:55

Apesar de todas as conquistas e avanços consolidados ao longo das últimas décadas, a mulher ainda tem pela frente o desafio de ocupar os espaços institucionais e empresariais de poder e decisão em igualdade com os homens. Essa foi a tônica dos discursos de parlamentares e convidadas durante a cerimônia comemorativa pela passagem do Dia Internacional da Mulher, realizada na tarde desta quinta-feira (13/3/14) no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Na solenidade, promovida pela bancada feminina da Assembleia, foi distribuída a cartilha “Mulheres na Política”, produzida pela ALMG, e lançado o Plano Estadual de Políticas para Mulheres, da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres (Cepam). O documento foi oficialmente entregue ao presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PP), pela coordenadora da Cepam, Eliana Piola.

Em seu discurso, Eliana Piola observou que desde a sua fundação, em 2007, a Coordenadoria avançou muito na defesa das mulheres. Contudo, ela defendeu a ampliação da atual estrutura, com a criação de uma subsecretaria dos direitos da mulher, capaz de garantir “mais autonomia para as mulheres mineiras”. “A Coordenadoria ainda está muito aquém das necessidades”, sentenciou.

A reunião também contou com a participação da secretária nacional de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres, Tatau Godinho. Ela enfatizou, em seu pronunciamento, que o compromisso com o avanço de políticas públicas para as mulheres não deve ser um compromisso unicamente dos governos, mas deve contar com o envolvimento de toda a sociedade. Concluiu o discurso dizendo-se muito honrada por comemorar a data em Minas Gerais, lembrando a sua origem mineira, como também a da presidenta Dilma Rousseff e a da secretária de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci.

Mulheres recebem homenagem

Durante a cerimônia, diversas mulheres foram homenageadas, entre elas algumas que ocupam cargos eletivos no Estado (prefeitas, vice-prefeitas e presidentes de câmaras municipais) e outras que se destacaram em diversas áreas de atuação por prestarem relevantes serviços para a comunidade. As indicações foram feitas pelas deputadas Ana Maria Resende (PSDB), Liza Prado (Pros), Luzia Ferreira (PPS), Maria Tereza Lara (PT) e Rosângela Reis (Pros), as cinco parlamentares que compõem a bancada feminina da ALMG. O objetivo foi o de valorizar a participação da mulher nos espaços de poder e decisão.

Representando todas as prefeitas e presidentas de câmaras municipais do Estado, foram homenageadas a prefeita de Ribeirão da Neves, Daniela Corrêa Nogueira Cunha (PT), e a presidenta da Câmara Municipal de Ubá , vereadora Rosângela Maria Alfenas de Andrade (PSDB). O critério utilizado para essa escolha foi de maior população dos municípios, como previsto no Decreto 70.274.

Também foram homenageadas a cirurgiã-dentista Carla Regina Bridi de Mendonça; a ouvidora da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e presidenta do PSDB Mulher, Lenita Noman; a líder da Pastoral da Criança da Comunidade de Santo Antônio - Paróquia São Cristóvão, Cleuza Maria de Freitas Machado; a ex-vereadora de São Gonçalo do Pará, Maria Antônia Cezário Evaristo; a aluna da Escola de Oficiais do Corpo de Bombeiros, Reggiane Aparecida Silva Ribeiro; a vereadora de Contagem Sílvia da Cruz Messias; a desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Heloísa Helena de Ruiz Combat; a vereadora de Capim Branco Karine da Silva Andrade; a coordenadora do Projeto Anjos da Alegria, Rosileide Rodrigues Pereira; e a pastora evangélica Magalona Ralabe de Brito. Além dessas, também foram agraciadas prefeitas e vereadoras de diversos municípios do Estado.

Deputadas destacam papel da mulher na sociedade

Ao discursarem, a deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG) e as cinco deputadas que compõem a bancada feminina da ALMG enfatizaram o papel da mulher na construção de uma sociedade mais justa e fraterna e defenderam maior participação feminina nos espaços de poder.

Apontando para o Plenário lotado, Jô Moraes afirmou que as mulheres haviam tomado de assalto a plateia “porque sabem que é nesse espaço que podem transformar a sociedade”.

A deputada Ana Maria Resende observou que o poder de modo geral é masculino, porque valoriza os interesses do homem, mas exaltou os homens comprometidos com a causa da mulher. A deputada Liza Prado propôs uma ruptura do "silêncio que compactua com a violência contra a mulher" e defendeu políticas afirmativas.

A deputada Luzia Ferreira lembrou que o voto feminino é uma conquista de 82 anos, mas a presença da mulher nos espaços político-partidários ainda é muito pouco expressiva: apenas 45 mulheres no Congresso Nacional, cinco na Assembleia de Minas e uma na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

A deputada Maria Tereza Lara também lamentou o número reduzido de mulheres na política, mas referiu-se a grandes nomes femininos da história do Brasil e do mundo, citando desde nomes bíblicos, como Maria, Sara e Ester, até o de D. Zilda Arns, da Pastoral da Criança e do Idoso, que morreu em terremoto no Haiti. A deputada Rosângela Reis fez coro com as colegas, defendendo maior participação feminina na política e nos centros de decisão e poder.

No encerramento, o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, depois de se dirigir a todas as integrantes da mesa, às homenageadas e às mulheres em geral, afirmou que, ao celebrar mais uma vez o Dia Internacional da Mulher, “a Assembleia de Minas reafirma o seu compromisso em trabalhar pela construção de uma sociedade mais justa, equânime e harmoniosa”.

Presenças - Entre os convidados, ocupavam também a mesa de honra a única representante feminina da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Elaine Matozinhos (PTB); a defensora pública geral do Estado, Andréa Abritta Garzon; e a secretária municipal de Políticas Sociais, Gláucia Brandão.

A solenidade contou com a apresentação artística da banda Bombeiro Instrumental Orquestra Show (Bios), do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.