Parlamento jovem de Minas 2014

Municípios dão o primeiro passo do Parlamento Jovem

Eventos oficiais de lançamento marcam o início das discussões do programa no interior do Estado.

24/02/2014 - 18:10

A Câmara Municipal de Conceição das Alagoas (Triângulo) recebe, nesta segunda-feira (24/2/14), às 19 horas, o primeiro lançamento oficial da etapa municipal do Parlamento Jovem de Minas 2014. Também já foram confirmados eventos oficiais de lançamento nos municípios de Uberaba (Triângulo), na próxima quarta-feira (26), São Sebastião do Paraíso (Sul de Minas), Iturama (Triângulo) e Ouro Preto (Região Central do Estado), nos dias 11, 12, e 24 de março, respectivamente.

Neste ano, os estudantes vão refletir sobre o tema Envelhecimento e Qualidade de Vida, dividido em três subtemas: Direito ao envelhecimento com qualidade de vida; Promoção da convivência intergeracional; e Protagonismo social e político. Na etapa municipal, os jovens estudam o tema e votam propostas a serem encaminhadas à etapa estadual. Como apoio à capacitação dos estudantes, as cidades recebem visita técnica da Escola do Legislativo e da PUC Minas. Alunos da PUC e de outras universidades atuam como monitores.

Em sua 11ª edição, o Parlamento Jovem de Minas, além das etapas municipal e estadual, previstas no modelo original de interiorização do programa, incorporou uma etapa regional, para testar um novo modelo que viabilize a ampliação do número de câmaras municipais participantes.

Até meados de março serão realizadas reuniões nas cidades que são polos regionais e também nos municípios que participam isoladamente do programa. Para a etapa regional foram formalizados quatro polos: Pouso Alegre (Sul de Minas), Uberaba (Triângulo Mineiro), Juiz de Fora (Zona da Mata) e Belo Horizonte. Com a instalação desses polos, o Parlamento Jovem de Minas terá a participação de 12 câmaras municipais a mais que a edição de 2013, totalizando 30.

A etapa municipal se encerra com as plenárias previstas para ocorrer entre os dias 21 de julho e 1º de agosto. Já as plenárias da etapa regional acontecem de 1º a 12 de setembro, enquanto a plenária da etapa estadual ocorrerá de 27 a 31 de outubro.

O programa - Em suas seis primeiras edições, o Parlamento Jovem de Minas mobilizou, apenas em Belo Horizonte, 800 estudantes de 42 escolas. A partir de 2010, o programa firmou parcerias com diversas câmaras municipais, mobilizando escolas, órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil de todo o Estado.

As propostas desenvolvidas pelos jovens podem se transformar em projetos de lei ou mesmo em políticas públicas. Desde o início do programa, mais de 150 proposições foram encaminhas para apreciação da Assembleia.

Participam, nesta edição, as câmaras municipais de Belo Horizonte, Betim e Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte; de Camanducaia, Carvalhópolis, Monte Sião, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita de Caldas e São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas; de Carandaí, Itabira, João Monlevade e Ouro Preto, na Região Central do Estado; de Conceição das Alagoas, Iturama, Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro; de Espera Feliz, Juiz de Fora, Leopoldina, Manhuaçu, Matias Barbosa, Santos Dumont, Viçosa e Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata; de Montes Claros, no Norte de Minas; de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha; de Caratinga, no Vale do Rio Doce; e de Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas.