Os participantes vão construir o modelo de gestão e definir o calendário de atividades regionais

Parlamento Jovem de Minas

Reunião de câmaras abre atividades do Parlamento Jovem 2014

O encontro será nesta segunda (17) e reunirá representantes das cidades que vão realizar a etapa regional.

14/02/2014 - 15:48 - Atualizado em 19/02/2014 - 16:28

Nesta segunda-feira (17/2/14), é dada a largada para o Parlamento Jovem de Minas, edição 2014. Representantes de câmaras municipais que irão atuar na coordenação de um polo regional do evento reúnem-se, das 9 às 19 horas, na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

No encontro, será apresentado um relato das atividades já desenvolvidas em cada região, como reuniões de sensibilização das escolas, negociação das parcerias e outras iniciativas. Também serão definidos os papéis e as responsabilidades de cada participante nas etapas regionais – uma novidade desta versão. O Parlamento Jovem é realizado pela ALMG em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais.

Os participantes vão construir o modelo de gestão e definir o calendário de atividades regionais. Serão agendadas, ainda, visitas técnicas aos municípios participantes do Parlamento Jovem, realizadas pelos técnicos da Assembleia Legislativa e professores da PUC Minas, para acompanhamento do projeto, atividades de formação política e capacitação, entre outras iniciativas.

Até meados de março serão realizadas reuniões nos polos regionais e também nos municípios que participam isoladamente do programa. Os quatro polos regionais, que congregam municípios vizinhos, são: Pouso Alegre (Sul de Minas), Uberaba (Triângulo Mineiro), Juiz de Fora (Zona da Mata) e Belo Horizonte. Com a instalação desses polos, o Parlamento Jovem de Minas terá a participação de 12 câmaras municipais a mais que a edição de 2013.

Participam este ano as câmaras municipais de Belo Horizonte, Betim, Camanducaia, Capelinha, Carandaí, Caratinga, Carvalhópolis, Conceição das Alagoas, Contagem, Espera Feliz, Itabira, Iturama, João Monlevade, Juiz de Fora, Leopoldina, Manhuaçu, Matias Barbosa, Monte Sião, Montes Claros, Nova Serrana, Ouro Preto, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita de Caldas, Santos Dumont, São Sebastião do Paraíso, Uberaba, Uberlândia, Viçosa e Visconde do Rio Branco.

O Parlamento Jovem foi criado em 2004 e tem como principal objetivo a formação política de estudantes dos ensinos médio e superior, que debatem temas variados e apresentam propostas de ações legislativas. Neste ano, os estudantes vão refletir sobre o tema Envelhecimento e Qualidade de Vida, dividido em três subtemas: Direito ao envelhecimento com qualidade de vida, Promoção da convivência intergeracional e Protagonismo social e político.

Desde 2010, o Parlamento Jovem passou a ser estadual, com a confirmação de parcerias com diversas câmaras municipais, mobilizando escolas, órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil. As propostas desenvolvidas pelos jovens, após terem sido apresentadas na ALMG, podem se transformar em projetos de lei ou mesmo em políticas públicas. Desde o início do projeto, mais de 150 proposições foram encaminhadas para apreciação da Assembleia.