Folia de Reis encerra festas natalinas na ALMG
Vila do Papai Noel recebeu a visita de 31 mil pessoas durante 34 dias em que foi exposta na Assembleia Legislativa.
06/01/2014 - 21:00As comemorações natalinas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foram encerradas, nesta segunda-feira (6/1/14), com apresentação do Terno de Folia de Reis Família Guiga, natural de Teixeiras (Zona da Mata), da Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e de uma representação da Folia de Reis realizada pelo Grupo Folclórico Aruanda. O evento foi realizado no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira e também serviu para comemorar os 31 mil visitantes que conheceram a exposição Vila do Papai Noel durante os 34 dias em que esteve aberta à população na ALMG.
Em sua fala, o primeiro vice-presidente da ALMG, deputado Ivair Nogueira (PMDB), relembrou a participação da ALMG na celebração do Natal em Belo Horizonte: a iluminação da Praça da Assembleia, a Cantata de Natal, a Vila do Papai Noel e o presépio montado no Hall das Bandeiras.
Ele ainda deixou uma mensagem de esperança aos presentes. “Que a imagem da renovação se abrigue em nossos corações e nos dê perseverança para que, em todos os outros dias de 2014, tenhamos solidariedade e respeito a todas as criaturas.”
Homenagens - Além das apresentações, também foram entregues diplomas para instituições que colaboraram com a Assembleia durante as festividades natalinas e na montagem da Vila do Papai Noel, exposição que contou com mais de três mil peças provenientes de 90 países. Durante o evento, também foi doado pela ALMG um Papai Noel para fazer parte da Vila, que é organizada pela ex-deputada Maria Elvira Salles.
A ex-deputada destacou o papel da Assembleia na preservação da cultura do Estado. "Não podemos deixar morrer essas manifestações culturais de Minas. A Assembleia, casa maior do povo mineiro, tem o papel de contribuir para essa importante tarefa", afirmou.
Danças tradicionais marcam o fim do período natalino
A Folia de Reis é uma importante manifestação da cultura do Estado e busca relembrar, por encenações e cantos, o nascimento de Jesus e a visita dos três Reis Magos. O Terno de Folia de Reis Família Guiga é composto por sete integrantes, quatro músicos cantadores, dois palhaços e um porta bandeira. O grupo é comandado pelo mestre popular João Guiga, que é músico e folião há mais de 60 anos.
Já a Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário se apresentou com 15 integrantes. Originária do bairro Urca, na Capital, a irmandade tem o objetivo de promover os festejos de Nossa Senhora do Rosário. Já o Grupo Aruanda resgata, por meio da linguagem teatral, as danças e folguedos populares, como forma de preservação da cultura mineira.