No Encontro Preparatório do Parlamento Jovem de Minas 2014, os participantes receberam orientações para o planejamento e o desenvolvimento das atividades da etapa municipal
Os coordenadores da etapa municipal do projeto tiveram palestras com professores da PUC Minas e consultores da ALMG

Coordenadores do Parlamento Jovem 2014 definem calendário

Cerca de 60 representantes de câmaras municipais que aderiram ao projeto fizeram uma avaliação das atividades de 2013.

09/12/2013 - 12:00

A definição dos períodos de realização das etapas municipal e regional do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas); a data da sessão estadual, nos dias 30 e 31 de outubro de 2014; e os acordos gerais para implantação do projeto‑piloto de regionalização foram algumas das decisões tomadas na semana passada, durante o Encontro Preparatório do Parlamento Jovem de Minas 2014, realizado na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Os 63 representantes das 29 câmaras municipais que aderiram ao projeto e que deverão atuar na edição do próximo ano fizeram uma avaliação das atividades de 2013, identificando problemas, pontos para aprimoramento e possíveis soluções para serem implementadas nas futuras edições.

Os representantes das câmaras municipais, que vão atuar como coordenadores da etapa municipal do projeto, tiveram ainda palestras com professores da PUC Minas e consultores da ALMG sobre o tema “Envelhecimento e qualidade de vida”, escolhido para a edição de 2014. No encerramento, foi apresentada a matriz pedagógica do PJ Minas, que será referência nas atividades da etapa municipal, além de alguns dos materiais de apoio para as coordenações locais.

Programa terá fases de formação, diagnóstico e prática

Durante o encontro na Escola, os participantes do Parlamento Jovem de Minas 2014 receberam orientações para o planejamento e o desenvolvimento das atividades da etapa municipal, tendo como referência a matriz pedagógica desenvolvida pela coordenação estadual.

Essa matriz prevê três grandes momentos: aquisição de conhecimentos conceituais sobre a temática de 2014; diagnóstico, com a identificação dos marcos legais e das políticas e ações relacionadas ao tema desenvolvidas no município; e discussão e elaboração de propostas de ação para o poder público nas esferas municipal e estadual.

As coordenações discutiram também os principais pontos de atenção do projeto, como a importância da formação dos monitores e do acompanhamento do seu trabalho com os estudantes do ensino médio, além do cumprimento do calendário acordado.

Polos regionais ampliam a participação

A próxima edição do PJ Minas será desenvolvida em três etapas. Além da municipal e da estadual, previstas no modelo original de interiorização do projeto, será incorporada uma etapa regional, em fase experimental, para testar um novo modelo que viabilize a ampliação do número de câmaras municipais participantes em cada edição.

Atualmente, há um limite de participação de 20 câmaras por edição. Com a regionalização, esse limite poderá ser ampliado para 100 câmaras, por meio da criação de cidades-polo que vão coordenar as atividades nas diferentes regiões do Estado.

Para 2014, estão confirmados seis polos regionais, coordenados pelas Câmaras Municipais de Belo Horizonte, com a adesão de Betim e Contagem; de Juiz Fora, com a participação de Santos Dumont, Matias Barbosa e Leopoldina; de Uberaba, com a integração de Uberlândia, Iturama e Conceição das Alagoas; de Pouso Alegre e Poços de Caldas, que darão apoio às atividades de Camanducaia, Monte Sião e Santa Rita de Caldas; de Espera Feliz, com Manhuaçu e Caratinga; e de Itabira, com João Monlevade. Além disso, também participam Capelinha, Carandaí, Montes Claros, Nova Serrana, Ouro Preto, São Sebastião do Paraíso, Viçosa e Visconde do Rio Branco, cidades que estão fora dos polos.

Ao final de 2014, a experiência da regionalização será discutida e consolidada para a sua multiplicação em novas edições, como prevê o projeto estratégico Educação para Cidadania no Parlamento, da carteira do biênio 2013‑2015 do Direcionamento Estratégico da Assembleia.

Alunos – O número de alunos que vão atuar na etapa estadual e de propostas que vão compor o documento‑base do Parlamento Jovem de Minas 2014 também foram acordados nesse encontro. Cada município que integrará o projeto de forma independente poderá eleger até quatro representantes e deverá encaminhar à ALMG uma proposta para cada um dos três subtemas de 2014. Já os municípios que integram um polo terão até cinco representantes, e o polo deverá enviar até duas propostas para cada subtema.