Dinis Pinheiro participou da abertura oficial do 100º Encontro de Prefeitos das Cidades Polo de Minas Gerais

Brasil mais justo deve priorizar municípios, diz presidente

Em Araxá no encontro de prefeitos, Dinis Pinheiro afirma que concentração de recursos na União piorou nos últimos anos.

08/11/2013 - 13:00 - Atualizado em 08/11/2013 - 14:59

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PP), advertiu nesta sexta-feira (8/11/13) que o Brasil vive hoje a maior concentração de riquezas na esfera federal de toda a sua história, em detrimento dos municípios. Para o deputado, o problema vem de governos anteriores, tendo sido agravado na gestão da presidente Dilma. “Para construírmos um Brasil mais ético e justo temos que priorizar a causa municipalista”, afirmou Dinis Pinheiro ao discursar na abertura do 100 º Encontro de Prefeitos das Cidades Polo de Minas Gerais, realizado em Araxá (Alto Paranaíba).

Durante a solenidade, foi dada posse à nova diretoria da Frente Mineira de Prefeitos, presidida pelo prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo. Em seu discurso, Azevedo resumiu entraves e problemas que atormentam os municípios em uma única constatação: a de que se consolidou no Brasil uma estrutura perversa que federaliza os recursos e municipaliza somente os serviços.  Ele destacou a importância de iniciativas empreendidas pela ALMG em prol da causa municipalista e ainda por mais recursos federais para investimentos na saúde, objetivo da Campanha Assine + Saúde. Também elogiou a busca de soluções para o problema da mobilidade urbana, tema de fórum técnico organizado pela Assembleia com dezenas de entidades parceiras.

Ainda durante a solenidade, Azevedo recebeu uma homenagem da Associação Mineira de Municípios (AMM), em comemoração ao centésimo encontro de prefeitos de cidades polo. O presidente da AMM e prefeito de Barbacena, Toninho Andrada, entregou uma placa comemorativa ao prefeito de Divinópolis, que estendeu a homenagem a todos os prefeitos presentes e ao ex-prefeito de Monte Carmelo, Nilson Souto, organizador do primeiro encontro, realizado em 1984.

Dia do Basta – Em seu discurso, o prefeito Toninho Andrada fez uma convocação aos prefeitos pela mobilização programada pela AMM para o dia 13 de dezembro, o Dia do Basta. De acordo com o prefeito, o movimento busca reverter o processo de centralização administrativa do País iniciado pelo governo militar, na década de 60, e intensificado recentemente, com a concentração de recursos pelo Governo Federal. “Dos 853 municípios mineiros, cerca de 600 dependem do Fundo de Participação dos Municípios para se manterem, o que não é suficiente. Hoje, para construir uma creche, um posto de saúde, esses prefeitos têm que ir a Brasília, eles dependem de programas federais”, criticou Andrada.

Os prefeitos de Araxá, Jeová Moreira da Costa, e de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, também se pronunciaram em favor da unidade dos municípios mineiros. Integraram a mesa, ainda, o prefeito de Itaúna, Osmando Pereira, e os deputados estaduais Bosco (PTdoB), Antonio Lerin (PSB) e Paulo Lamac (PT). Participaram da abertura 16 dos 27 prefeitos de cidades polo de Minas Gerais.