A concessionária informou que a obra para contorno de Betim foi marcada por problemas com desapropriações, mas que, em menos de 30 dias, será finalizada
Helvécio Filho destacou a construção de 50 passarelas ao longo da rodovia, sete delas na região de Betim
Representante do Consep de São Joaquim de Bicas pediu mais atenção nos detalhes das obras
Parlamentares falaram sobre a instalação de placas indicativas e a execução de contratos

Concessionária apresenta plano de obras na Fernão Dias

Representantes de moradores da RMBH questionam qualidade do trabalho concluído no trecho entre Betim e Igarapé.

03/09/2013 - 12:15

O diretor-superintendente da Autopista Fernão Dias, Helvécio Tamm de Lima Filho, apresentou nesta terça-feira (3/9/13) o cronograma de obras de melhorias na rodovia BR-381, especialmente no trecho entre Betim e Igarapé (Região Metropolitana de Belo Horizonte), em audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião foi solicitada pelo deputado Ivair Nogueira (PMDB).

Helvécio Filho destacou que atualmente cerca de 85 obras estão em andamento em toda a extensão da rodovia sob responsabilidade da Autopista Fernão Dias. No trecho entre Betim e Igarapé, ele salientou a obra para contorno de Betim, que está em fase de conclusão. “Ela foi iniciada na década de 1990, foi paralisada e retomada em 2010. Tivemos muitos problemas com desapropriações. A última foi feita em junho, mas agora estamos terminando, e em menos de 30 dias será liberado”, explicou. Segundo ele, o trecho deve absorver entre 30% e 40% do tráfego da região, melhorando a fluidez do trânsito e diminuindo o número de acidentes.

O representante da concessionária também destacou a construção de 50 passarelas ao longo da rodovia, sete delas na região de Betim. Ele salientou, porém, que apesar disso ainda são registrados muitos atropelamentos nas proximidades dessas passarelas, de moradores que insistem em não usá-las. Ele também disse que até fevereiro de 2015 estarão prontas as obras de construção de 19 segmentos de ruas laterais, marginais que organizam o acesso aos bairros das cidades às margens do trecho entre Betim e Igarapé.

Helvécio falou, ainda, da construção de 21 quilômetros de faixas adicionais na região da Serra de Igarapé, que devem ser concluídas até fevereiro de 2015, e do alargamento das pontes do viaduto da entrada da refinaria Gabriel Passos, que deve estar liberado até novembro. Ele salientou, ainda, que todo o cronograma das obras é público e está disponível no site da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O deputado Ivair Nogueira elogiou o término da obra do contorno de Betim e destacou que ela foi muito solicitada em audiência pública realizada na comissão há dois anos. “Fiquei feliz em conhecer o cronograma. É importante que a população tenha essas informações, para saber o que está sendo feito”, disse. O parlamentar questionou, porém, a falta de balanças na rodovia, o que acaba permitindo excesso de cargas nos caminhões. “Não adianta investir em obras se esse excesso de cargas continuar diminuindo a vida útil das rodovias”, disse.

Representantes de municípios apontam falhas nas obras já prontas

Apesar de acreditar que a Autopista Fernão Dias tem feito um trabalho sério, o representante do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) de São Joaquim de Bicas, Aécio Pinto Rodrigues, disse que é preciso prestar mais atenção nos detalhes das obras. Para exemplificar, ele citou o trecho que liga as BRs 262 e 381. “A construção do trecho foi de extrema importância, mas quando ele foi liberado o risco era enorme, porque não foi feita a faixa de aceleração e o motorista caía direto na pista de alta velocidade”, afirmou. Outra obra precisou ser realizada posteriormente para reparar o problema, o que acarretou em novos custos.

Rodrigues também falou das passarelas construídas nas proximidades de São Joaquim de Bicas. Segundo ele, o primeiro passo do usuário ao sair da passarela é na marginal, o que criaria um grande risco de acidentes. “Não entendo tecnicamente de engenharia, mas me parece que isso foi um erro e gostaria que fosse avaliado”, disse. Ele também salientou que os carros entram nas marginais com a mesma velocidade que estão nas rodovias, e pediu que fosse criado um mecanismo para forçar a redução dessa velocidade e, assim, diminuir os acidentes.

O vereador de Igarapé Micharlis Stanio da Fonseca, por sua vez, falou da rotatória próxima ao quilômetro 512, na entrada do município. Segundo ele, a rotatória ficou muito íngreme, o que causa o tombamento frequente de carretas. Ele também pediu uma placa que sinalize a entrada da cidade para quem chega de São Paulo. “Só temos uma entrada em Igarapé e ela é muito mal sinalizada”, disse.

Parlamentares destacam problemas em outros trechos

O deputado federal Weliton Prado (PT-MG) esteve presente na reunião e disse que foi produzido, na Câmara dos Deputados, um estudo sobre os pedágios do País e que a constatação é a de que muitos contratos de concessão não têm sido cumpridos. “Nos deparamos com a farra dos pedágios – os preços são caros e as estradas continuam em péssimo estado”, disse.

Ele destacou a empresa espanhola OHL, responsável por vários trechos da BR-381. “A empresa ganhou a licitação com o menor preço da história, mas agora não está cumprindo o combinado”. O parlamentar disse que o relatório conta inclusive com um parecer da Advocacia-Geral da União constatando as irregularidades e, segundo ele, o prejuízo para Minas Gerais já chega a R$ 2 milhões. Ele entregou o relatório para os membros da comissão.

O deputado Leonídio Bouças (PMDB), por sua vez, solicitou placas indicativas das cidades de Varginha, Três Pontas e Boa Esperança. “Já fiz um requerimento sobre isso, mas venho aqui reiterar meu pedido”, disse.

Consulte o resultado da reunião.