Presidente da ALMG recebe secretário estadual de Agricultura
Elmiro Nascimento convidou formalmente os parlamentares a participar da Semana Internacional do Café, em setembro.
29/08/2013 - 17:19Uma comitiva de deputados, liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PSDB), recebeu na tarde desta quinta-feira (29/8/13), no Salão Oficial, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento. Ele veio convidar formalmente os parlamentares a participar da Semana Internacional do Café, que será realizada de 9 a 13 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte.
No encontro, Dinis Pinheiro lembrou o esforço da ALMG para a criação do Fundo Estadual do Café (Fecafé), disposto na Lei 20.313, de 2012, que visa a dar suporte financeiro a planos, programas, projetos e ações relacionados à cadeia produtiva do café no Estado. “A Assembleia está se movendo pelo setor cafeicultor, um dos mais importantes de Minas”, afirmou.
O secretário Elmiro Nascimento informou que a Semana Internacional do Café sediará a reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC), principal organismo intergovernamental do setor no mundo, e a 8ª edição do Espaço Café Brasil, maior feira de cafeicultua na América Latina e que pela primeira vez será realizada em Belo Horizonte. “Será o maior evento da cafeicultura da história de Minas Gerais. Representantes de quase todos os 77 países membros da OIC confirmaram presença. Esperamos um público de 15 a 20 mil pessoas”, explicou.
Elmiro Nascimento destacou, ainda, a importância do Estado e do País para a cafeicultura mundial. Segundo o secretário, o Brasil é o maior produtor de café no mundo e Minas responde por 52 % dessa produção. “Além de produtores, somos o segundo país em número de consumidores de café, atrás apenas dos Estados Unidos. Precisamos mostrar a riqueza do café mineiro”, resumiu.
Também estiveram presentes ao encontro os deputados Carlos Mosconi e Célio Moreira (ambos do PSDB), Braulio Braz (PTB), Fabiano Tolentino (PSD), Mário Henrique Caixa (PcdoB), Juarez Távora (PV) e Anselmo José Domingos (PTC), assim como o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), João Roberto Puliti, e o diretor-geral da Fundação Rural Mineira (Ruralminas), Luiz Afonso Vaz de Oliveira.