Deputado José Henrique morre na madrugada desta terça (20)

Corpo do 1º-vice-presidente da ALMG é velado no Salão Nobre até 16 horas.

20/08/2013 - 08:25 - Atualizado em 20/08/2013 - 16:00

O 1º-vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado José Henrique (PMDB), morreu na madrugada desta terça-feira (20/8/13), aos 56 anos, em Belo Horizonte, em decorrência de complicações de câncer. O corpo do deputado, que exercia seu quinto mandato como parlamentar, será velado no Salão Nobre da Assembleia, até as 16 horas. O sepultamento será realizado no Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte, às 16h30.

José Henrique nasceu em Abre-Campo (Zona da Mata), em 1956. Foi eleito deputado estadual, pela primeira vez, em 1994. Na 16ª Legislatura, ocupou o cargo de 2°-vice-presidente da ALMG. Foi presidente da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Doce (Cipe Rio Doce) e das comissões de Assuntos Municipais e de Defesa Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (1995-1998). Em 1999, foi vice-líder do PMDB e, entre 2001 e 2002, vice-líder do Bloco Parlamentar Democrático Progressista.

Representava a Assembleia como conselheiro do Fundo de Previdência do Estado (Funpemg) e do Conselho Estadual de Previdência (Ceprev). O deputado, que era servidor público, tinha formação em Estudos Sociais e também atuava como produtor rural. As principais regiões de atuação política eram Rio Doce e Médio Zona da Mata.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), lamentou a morte do deputado José Henrique e disse que teve uma convivência muito fraterna e próxima com ele. “José Henrique deixa uma marca para mim e para os mineiros: marca do trabalho, da simplicidade, do caráter e do compromisso com o povo. Uma história construída com bons fundamentos, princípios e valores. Um exemplo de ser humano, exemplo de vida pública. Pessoa abençoada que cumpriu dignamente sua missão”, afirmou.