ALMG tem dez dias para eleger 1º-vice-presidente
Cargo ficou vago com a morte do deputado José Henrique na última terça-feira (20).
21/08/2013 - 12:09 - Atualizado em 17/10/2013 - 18:50A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) fará eleição, dentro de dez dias, para preencher a vaga de 1º-vice-presidente, seguindo o artigo 11 do Regimento Interno. A vaga surgiu com o falecimento do deputado José Henrique (PMDB) na última terça-feira (20/8/13).
Esta deverá ser a primeira eleição com voto aberto, depois da promulgação, em 17 de julho, da Emenda à Constituição do Estado nº 91, que extingue o voto secreto nas deliberações do Parlamento mineiro. Com a emenda, o voto será aberto (individual e registrado no painel eletrônico), inclusive para a eleição da Mesa da ALMG.
Suplente tem 30 dias para assumir vaga
A partir da leitura do falecimento do deputado José Henrique em Plenário, que será feita na Reunião Ordinária desta quarta (21), a ALMG tem 48 horas para convocar o seu suplente. O primeiro suplente de José Henrique é o atual prefeito de Teófilo Otoni, Getúlio Neiva, que terá 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias, para decidir se assume ou não a vaga de deputado estadual. Neiva já dirigiu o Executivo dessa cidade por dois mandatos. Foi deputado federal por Minas Gerais por um mandato e se elegeu em 2006 para deputado estadual.
Em caso de desistência de Neiva, a convocação é imediata para o segundo suplente, Antônio Carlos Silva Nunes (conhecido como Tony Carlos). Ele foi o segundo vereador mais votado nas eleições de 2012 em Uberaba, onde exerce seu quinto mandato. Tony disputou a eleição mais recente para deputado estadual, tendo sido o mais votado na mesma cidade, com 33 mil votos.