Araguari e Monte Carmelo sediam audiências públicas

Deputados vão debater, na próxima segunda (5), sobre a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro.

02/08/2013 - 13:50

Os municípios de Araguari (Triângulo Mineiro) e Monte Carmelo (Alto Paranaíba) sediarão, na próxima segunda-feira (5/8/13), audiências públicas da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O objetivo é debater sobre a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro (RMTM). Em Araguari, a reunião, que tem início às 8 horas, acontecerá na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), à Avenida Coronel Teodolino Pereira Araújo, 2374. Já em Monte Carmelo, o encontro começará às 13 horas, na Câmara Municipal, localizada à Avenida Dona Clara, 36, bairro Langoni.

As audiências foram requeridas pela deputada Liza Prado (PSB) e pelos parlamentares Leonídio Bouças (PMDB), Elismar Prado e Adelmo Carneiro Leão, ambos do PT. De acordo com Liza Prado, as audiências são importantes para destacar a relevância do projeto de criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro.

“A RMTM irá unir vários municípios em prol do desenvolvimento cultural, social e econômico. Com essa região, ficará mais fácil a obtenção de recursos federais e estaduais para os municípios envolvidos, além de uma maior racionalização na gestão e organização dos interesses locais e regionais. Sem falar da potencialização da força dos municípios no debate político e enfrentamento dos problemas comuns”, salienta a deputada.

O encontro nas duas cidades é motivado pela tramitação na ALMG do Projeto de Lei Complementar (PLC) 32/12, de autoria da deputada Liza Prado, que cria a Região Metropolitana de Uberlândia. Posteriormente, por meio de substitutivo apresentado pela própria deputada, o projeto evoluiu para a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro, que estabelece Araguari, Uberaba e Uberlândia como integrantes da RMTM e diversos municípios como parte do colar metropolitano.

Convidados – Para as duas reuniões, foram convidados o secretário de Estado Extraordinário de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira; a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Fonseca Furquim Werneck; o prefeito de Uberlândia e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Paranaíba, Gilmar Machado; e o prefeito de Uberaba e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Grande, Paulo Piau Nogueira.

Também foram chamados o prefeito de Araxá e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá, Jeová Moreira da Costa; o prefeito de Patrocínio e presidente da Associação dos Municípios do Alto Paranaíba, Lucas Campos de Siqueira; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) - Regional Vale do Paranaíba, Pedro José Lacerda do Nascimento.

Para a reunião em Araguari, também foram convidados o prefeito de Araguari, Raul José de Belém; o presidente da Câmara Municipal de Araguari, vereador Sebastião Joaquim Vieira; e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Araguari, Sebastião dos Santos Totó.

Já para Monte Carmelo, foram convidados ainda o prefeito do município, Fausto Reis Nogueira; o presidente da Câmara Municipal de Monte Carmelo, vereador Valdelei José de Oliveira; e o presidente da CDL de Monte Carmelo, Geraldo Natal de Oliveira Filho.