Comissão de Meio Ambiente aprova oito audiências públicas

Desmatamento, garimpo e maus-tratos a animais são alguns dos temas das reuniões aprovados nesta segunda-feira (8).

08/07/2013 - 13:11

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na reunião desta segunda-feira (8/7/13), oito requerimentos para realização de audiências públicas. Deste total, foram quatro do deputado Fred Costa (PEN), dois do deputado Célio Moreira (PSDB), um do deputado Rogério Correia (PT) e um da deputada Luzia Ferreira (PPS).

O deputado Fred Costa solicitou audiências para tratar de maus-tratos a animais no Estado. Ele pede que seja feito debate na cidade de Rio Paranaíba (Alto Paranaíba), sobre a morte de cães e gatos registradas naquele local e que seja discutida, com a Comissão de Segurança Pública, a morte do cão da raça pastor alemão, no canil da Polícia Militar, possivelmente causada por insolação e desnutrição.

O mesmo deputado ainda teve dois outros requerimentos aprovados, em que pede audiências para debater a reabertura do córrego Engenheiro Nogueira, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e a distribuição de áreas verdes em Belo Horizonte.

Garimpo – O presidente da comissão, deputado Célio Moreira, pede a realização de audiência pública, na cidade de Inimutaba para debater a atividade do garimpo na Região Central do Estado; e reunião conjunta com a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, em Vespasiano, também na Região Central, para tratar da construção da nova via de acesso à empresa Cimentos Liz, e seus impactos ambientais.

Outros – O deputado Rogério Correia teve requerimento de sua autoria aprovado, em que pede a realização de audiência pública para tratar dos desmatamento em Minas Gerais e as ações que os órgãos responsáveis têm feito para evitar esta atividade.

Finalmente, a deputada Luzia Ferreira pede reunião para apurar denúncias de processo de degradação na Área de Preservação Ambiental (APA) de Morro da Pedreira, localizada no Parque Estadual da Serra do Cipó, Região Central do Estado.

Consulte o resultado da reunião.