Somente da Comissão da Pessoa com Deficiência foram aprovados seis pedidos de informações

Comissão requer dados da BHTrans sobre acessibilidade

Plenário aprova pedidos de informações da Comissão da Pessoa com Deficiência e requerimentos de providências.

02/07/2013 - 18:59

Vários requerimentos solicitando informações e providências a diversas autoridades foram aprovados na Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (2/7/13). Só da Comissão da Pessoa com Deficiência foram aprovados seis pedidos de informações, dirigidos ao presidente da Empresa de Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), relativos a política de acessibilidade da empresa, entre outros aspectos.

A comissão requer informações sobre: grupos beneficiados com a gratuidade do transporte municipal, com número de pessoas e gastos por grupo; percentual de gastos em relação aos totais da empresa e ao lucro líquido (com envio da planilha de custos); percentual de ônibus, em perfeito funcionamento, adaptados às pessoas com deficiência, com quadro de horário de circulação desses veículos; disponibilidade de treinamento a motoristas e trocadores para operação dos equipamentos nesses ônibus; procedimento e periodicidade da fiscalização dos equipamentos e percentual de ônibus com elevadores defeituosos.

A mesma comissão também solicitou ao presidente da BHTrans informações sobre: o número de pessoas com deficiência contratadas pela empresa; o quantitativo de cartões Bhbus destinados às pessoas com deficiência nos últimos cinco anos, bem como o número de cartões recolhidos por ano e o de cartões válidos.

Já ao presidente da Rede de Supermercados Epa, a comissão pede informações sobre o número de pessoas com deficiência contratadas por unidade e o de unidades com acessos para esse grupo. E por fim, é solicitado ao presidente da Comissão Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/MG informações sobre dia e horário de suas reuniões ordinárias.

Comissão das Águas - Dois requerimentos aprovados são de autoria da Comissão Extraordinária das Águas. Ela solicita ao ministro da Integração Nacional e ao presidente da Agência Nacional de Águas (ANA) informações sobre os planos de construção de barragens de regularização de vazão na calha dos Rios Paracatu, Urucuia, Velhas e Carinhanha, com o objetivo de assegurar a disponibilidade de água para transposição do Rio São Francisco. Também solicita ao presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) informações sobre a demanda de água para abastecimento público nos assentamentos de reforma agrária no Estado.

A Comissão de Prevenção e Combate ao Uso do Crack e outras Drogas teve aprovados dois requerimentos solicitando à Fifa a realização de duas campanhas de conscientização. A primeira abordaria a incompatibilidade do consumo de bebida alcoólica com a prática de esportes e a direção veicular. E a segunda teria o tema “Por um mundo sem armas, sem drogas, sem violência e sem racismo”, com especial atenção à questão do enfrentamento ao crack e outras drogas.

Já a Comissão de Meio Ambiente solicita ao prefeito de Monte Carmelo (Alto Paranaíba) informações sobre providências adotadas em relação aos processos administrativos nºs 848/13 e 849/2013, requeridos por Sabina Donizete Araújo, que manifesta indignação com a atividade da empresa Aldo Messias Pinto, no município.

A deputada Liza Prado (PSB) solicita ao diretor-geral da Anatel esclarecimentos sobre denúncia veiculada no jornal O Tempo, de que 40% dos telefones públicos de Belo Horizonte não estão funcionando.

Indicações – Também na reunião, a deputada Ana Maria Resende (PSDB) foi indicada para vice-líder do Bloco Transparência e Resultado. A indicação foi feita pelo líder do bloco, deputado Lafayette de Andrada (PSDB). Já o deputado Tiago Ulisses (PV), líder do Bloco Avança Minas, indicou o colega Rômulo Veneroso (PV) para membro efetivo da Comissão Especial da Dívida Pública, na vaga do ex-deputado Délio Malheiros (PV). E por fim, Sávio Souza Cruz (PMDB), líder do Bloco Minas sem Censura, indicou Adalclever Lopes e Ivair Nogueira, ambos do seu partido, para membro efetivo e suplente, respectivamente, da Comissão Especial para Emitir Parecer sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/11. Eles entram nas vagas dos ex-deputados Bruno Siqueira e Antônio Júlio, também do PMDB, que se tornaram prefeitos. A PEC 3/11, de autoria do deputado Sargento Rodrigues (PDT), inclui dispositivo que proíbe a deliberação da ALMG mediante voto secreto, salvo em algumas hipóteses.

Redação final – Foi também aprovado em redação final o Projeto de Lei (PL) 3.893/13, que cria o Fundo Especial do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais. O PL 3.893/13 segue agora para sanção do governador.

Reunião especial – Foi também aprovado requerimento do deputado Rômulo Viegas (PSDB) e outros, de Reunião Especial de Plenário para homenagear São João del-Rei (Região Central do Estado), pelos 300 anos do município.

Consulte o resultado da reunião.