Na ocasião, foi feito um balanço das atividades da Campanha Assine + Saúde, dando destaque para as mais de 20 cidades visitadas pela caravana
Ainda na reunião, foi divulgada a estimativa de ultrapassar, até a próxima semana, 700 mil assinaturas no Estado

Vale do Aço entrega mais de 70 mil adesões ao Assine + Saúde

Caravana da Saúde esteve em Ipatinga nesta terça-feira (2), em reunião realizada na Câmara Municipal.

02/07/2013 - 16:10

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PSDB) recebeu, das mãos do ex-deputado Luiz Carlos Miranda, do superintendente regional de Saúde, Anchieta Poggiali, e de vereadores do Vale do Aço as mais de 70 mil assinaturas colhidas na região para a Campanha Assine + Saúde. A solenidade de entrega aconteceu na Câmara Municipal de Ipatinga (Vale do Aço), na tarde desta terça-feira (2/7/13), em mais um evento promovido pela Caravana da Saúde.

De acordo com o deputado Dinis Pinheiro, a saúde é a grande causa do povo brasileiro. Em sua fala, ele destacou que os Estados e municípios estão sobrecarregados pela falta de apoio da União no financiamento da saúde. “A voz das ruas é a voz da Assembleia. O que essa juventude que se manifesta em todo o País deseja é, entre outras coisas, uma saúde mais digna”, afirmou. Segundo o presidente do Parlamento mineiro, no Brasil, a campanha por mais recursos para a saúde coletou aproximadamente 1,3 milhão de assinaturas, sendo mais da metade somente em Minas.

O presidente da Comissão de Saúde da ALMG, deputado Carlos Mosconi (PSDB), fez um balanço das atividades da campanha, dando destaque para as mais de 20 cidades visitadas pela caravana. O parlamentar estimou que, até semana que vem, o número de assinaturas deva ultrapassar 700 mil no Estado. Para Mosconi, o problema número um do Brasil é a saúde. “As pessoas estão nas ruas clamando por melhores e mais dignas condições de atendimento no Sistema Único de Saúde. Faltam estrutura e recursos, por isso estamos querendo que a União invista 10% da sua arrecadação na saúde”, cobrou.

Resultados – O superintendente regional de Saúde, Anchieta Poggiali, afirmou que o Estado e os municípios têm feito a sua parte. De acordo com ele, somente o Governo do Estado investiu, entre 2012 e 2013, cerca de R$ 95 milhões em saúde na região. “Isso possibilitou, por exemplo, a construção do Hospital São Camilo, que atende 100% pelo SUS, e que será ampliado com novos leitos de UTI e clínica médica. Além disso, outros hospitais e unidades básicas também serão contemplados com novos recursos”, anunciou.

Participaram do evento, ainda, o deputado Vanderlei Miranda (PMDB), a deputada Rosângela Reis (PV), prefeitos, vereadores, autoridades e representantes do segmento da saúde e da sociedade civil organizada.

Campanha - A Caravana da Saúde visa a colher assinaturas para propor um projeto de lei de iniciativa popular que garanta 10% da arrecadação da União para a saúde. Para que o projeto seja apresentado ao Congresso Nacional, são necessárias 1,5 milhão de assinaturas, provenientes de pelo menos cinco Estados.