Secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho (centro), falou sobre o projeto Minas Criativa
Parlamentares falaram da criação de agenda da comissão para fomentar o turismo e o desenvolvimento da economia criativa

ALMG quer disseminar conceito de economia criativa no Estado

Comissão de Turismo apoia projeto que visa a impulsionar cultura das diversas regiões mineiras.

25/06/2013 - 18:05

Criar uma agenda dentro da comissão para fomentar o turismo e o desenvolvimento da economia criativa no Estado, culminando, possivelmente, na realização de um seminário. Foi com esse compromisso que o presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Gustavo Perrela (PDT), saudou o Projeto Minas Criativa, um dos programas da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), cuja apresentação foi feita, em reunião na tarde desta terça-feira (25/6/2013), com explanações do titular da Setur, secretário Agostinho Patrus Filho, acompanhado da gerente do Projeto, Marina Simião.

Para Gustavo Perrela, a ALMG têm muito a contribuir para o desenvolvimento e a disseminação das iniciativas do projeto. O parlamentar ressaltou as riquezas de Minas Gerais nas diversas áreas, sobretudo nos dois segmentos com os quais a Secretaria iniciou as ações do Projeto Minas Criativa: gastronomia e moda.

Ele também se dispôs a ampliar os debates, a fim de estender a troca de ideias com representantes das diversas regiões mineiras, levando a apresentação do projeto e o debate a diferentes pontos do Estado, a fim de ouvir sugestões e aperfeiçoá-lo. Por fim, solicitou à Secretaria cópias da apresentação do projeto para distribuir a todos os deputados da Casa.

O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) propôs uma “caminhada criativa por Minas”. Ao ressaltar as peculiaridades regionais presentes em cada ponto do Estado, enfatizou a gastronomia, que chamou de “carro-chefe”, lembrando doces que fazem sucesso no Sul de Minas, como o pé-de-moleque e, mais recentemente, doce de morango.

Para Dalmo, produtos gastronômicos e artesanais são especialidades dos mineiros, que sabem fazê-los muito bem feitos. A proposta do Projeto Minas Criativa, ressaltou o parlamentar, “é um estimulo a esse tipo de produção, resgata a autoestima e gera renda para as famílias, e esta Casa está de portas abertas para ampliarmos esses debates”.

Também enfocando a gastronomia, a deputada Ana Maria Resende (PSDB) lembrou que é preciso haver preocupação em valorizar pequenos produtores, e em lhes facilitar acesso à certificação dos produtos. Ela falou da riqueza da gastronomia do Norte de Minas, alertando para a necessidade de preparar os produtores, que desconhecem seus direitos e deveres e, não raro, o valor de sua produção. A parlamentar lembrou a diferenciação dos produtos daquela região do Estado, que guardam similaridade com a culinária baiana, como o requeijão moreno, a cachaça, o doce marmelo, a farinha de mandioca, o pequi e a carne de sol, muitos sem certificação, lamentou.

Todas as ponderações foram bem recebidas pelo secretário. Agostinho Patrus Filho se mostrou interessado em fazer parceria com a comissão para levar a apresentação e o debate sobre o Projeto Minas Criativa a todas as regiões do Estado. A ideia da realização de um possível seminário sobre economia criativa em Minas Gerais também teve acolhida positiva pelo titular da Setur.

Projeto estratégico - O Minas Criativa é um dos projetos estratégicos da Secretaria de Estado de Turismo, cuja proposta é se desenvolver dentro do conceito de economia criativa, que, segundo os representantes da Setur, é um conceito ainda novo. A economia criativa tem como insumos básicos o “capital intelectual”. No Brasil, o impulso da economia criativa teve início em 2004.

Segundo a proposta apresentada pela Secretaria, o projeto intenciona promover debates sobre o tema; articular iniciativas com parceiros estratégicos; apoiar, planejar e organizar eventos; identificar as cadeias produtivas e polos criativos; fomentar a geração de negócios, o turismo criativo e de experiência; criar redes de desenvolvimento integradas; incentivar a troca cultural e a diversificação na economia.

Os segmentos selecionados para iniciar o programa foram gastronomia e moda. Segundo a gerente do projeto, “Minas já é lembrado como o Estado da gastronomia, 22% dos gastos dos turistas são com alimentos, e há uma avaliação muito positiva, além de referências a queijo, café, cachaça e pão de queijo”. O setor de moda foi selecionado em razão do ganho de mercado que o Estado alcançou nos últimos anos; da projeção de estilistas mineiros e do sucesso do Minas Trade Preview (que chegou à 10ª edição).

Consulte o resultado da reunião.