O apoio dos parlamentares ao movimento Marcha pela Rodovia da Vida foi formalizado nesta quarta (12), no Salão Nobre da ALMG
Dinis Pinheiro disse que a licitação marca a construção de um novo tempo
O movimento é liderado pelo secretário de Estado Alexandre Silveira

Processo de licitação sinaliza novo tempo para a BR-381

Movimento Marcha pela Rodovia da Vida, que defende obras na rodovia, recebe adesão formal da ALMG.

12/06/2013 - 17:07

A licitação das obras de duplicação da BR-381 Norte começa nesta quinta-feira(13/6/13), em Brasília, com a abertura dos envelopes com as propostas. Para combater as circunstâncias que transformaram a estrada federal na chamada Rodovia da Morte, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) formalizou seu apoio, nesta quarta-feira (12), no Salão Nobre, ao movimento Marcha pela Rodovia da Vida – A hora é agora.

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas estará na Capital Federal, a requerimento do Celinho do Sinttrocel (PCdoB), a fim de acompanhar a sessão pública do Ministério dos Transportes, destinada ao recebimento da proposta inicial de preços e da proposta técnica de cada lote da rodovia para as obras de duplicação da BR-381 Norte. O processo se estende até os dias 14 e 17 deste mês. Segundo o presidente da comissão, deputado Ivair Nogueira (PMDB), é necessária a reengenharia da rodovia, e não apenas aproveitar um traçado feito há muito tempo.

A BR-381 é produto e consequência de uma equação fatal, que resulta em uma morte a cada três dias: combinação de relevo acidentado, traçado sinuoso, estrutura defasada, má conservação das pistas e imprudência dos motoristas. Essa combinação transformou a estrada em uma campeã de desastres.

O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), referiu-se à primeira vítima fatal da BR-381, há 50 anos. O lavrador Téofilo Severino morreu às margens da rodovia em 1963. Em contraponto, ele observou que a licitação marca a construção de um novo tempo. “Uma obra que fará com que o Leste mineiro cresça. Vamos celebrar o progresso e a vida”, afirmou.

De acordo com o secretário de Estado de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira, o que há de novo no movimento é que ele é respaldado pelo projeto executivo da duplicação da BR-381, concluído em 2012. “O processo licitatório só terá início agora porque foi realizado antes o projeto executivo, iniciado em 2008 e concluído no ano passado”. Serão recebidas propostas para a duplicação de 11 dos 13 trechos da estrada, situados entre Belo Horizonte e Governador Valadares (Vale do Rio Doce).

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em 2012 houve 124 vítimas fatais em acidentes na BR-381, configurando a média de uma morte a cada três dias. Somente de janeiro deste ano até a última segunda-feira (10), mais de 60 pessoas perderam a vida na rodovia. Os 314 quilômetros entre Belo Horizonte e Governador Valadares possuem mais de 800 curvas. O vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros, disse que a maioria das mortes provocadas por acidentes na rodovia é de paulistas, ou seja, motoristas que não conhecem a estrada.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Regional Vale do Aço, Luciano Araújo, informou que oito comitês regionais vão monitorar as obras em suas respectivas regiões. “No site do movimento, 248 cidades e nove Estados aderiram à nossa ideia, o que demonstra que a BR-381 é importante para todo o País, e não apenas para Minas”, ressaltou.

O movimento é liderado pelo secretário Alexandre Silveira e tem o apoio da Fiemg, da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), entre outras instituições.

BR-381 - Criada no final da década de 1950, a BR-381 foi projetada no governo Juscelino Kubitschek. Contudo, a história da rodovia começa muito antes, no século XVII. O caminho original, que orientou o traçado da rodovia, foi aberto por Fernão Dias, desbravador que hoje dá nome à rodovia. Atualmente, a BR-381 liga os Estados do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Ela começa na cidade de São Mateus (ES), chegando até a cidade de São Paulo. Do total de 1.181 quilômetros, 95 são em São Paulo, 950 em Minas Gerais e 136 no Espírito Santo.