O 1º-secretário da ALMG, deputado Dilzon Melo, e os deputados Pinduca Ferreira e Zé Maia
O deputado Durval Ângelo concedeu entrevista coletiva na Sala de Imprensa

Plenário anuncia nova composição da Comissão do Mercosul

Durante Reunião Ordinária, também foram indicados membros para comissões que vão apreciar PECs.

15/05/2013 - 18:59

Durante a Reunião Ordinária do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (15/5/13), foi comunicada a decisão da Mesa de alterar a composição da Comissão Extraordinária de Integração ao Parlamento do Mercosul. A comissão, criada em 2011, será composta pelos deputados Tadeu Martins Leite (PMDB), coordenador; Gustavo Valadares (PSD), Tiago Ulisses (PV), Luiz Humberto Carneiro (PSDB) e Ivair Nogueira (PMDB).

Foram designados ainda membros de outras comissões. A Comissão Especial para emitir parecer sobre a indicação para presidência da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH) terá os seguintes parlamentares: efetivos, João Leite (PSDB), João Vítor Xavier (PSDB), Tiago Ulisses (PV), André Quintão (PT), Sávio Souza Cruz (PMDB); e suplentes, Rômulo Viegas (PSDB), Duarte Bechir (PSD), Romel Anízio (PP), Maria Tereza Lara (PT) e Adalclever Lopes (PMDB).

Já a Comissão Especial para emitir parecer sobre as Propostas de Emendas à Constituição 51 e 52, de 2013 terá os seguintes membros: efetivos, Carlos Mosconi (PSDB), Luiz Henrique (PSDB), Duilio de Castro (PMN), Elismar Prado (PT), Adalclever Lopes (PMDB); e suplentes, Glaycon Franco (PRTB), Dr. Wilson Batista (PSD), Rosângela Reis (PV), Adelmo Carneiro Leão (PT) e Sávio Souza Cruz (PMDB).

Do deputado Pinduca Ferreira (PP), a PEC 51/13 autoriza às pessoas físicas e associações privadas a prestação de serviço de transporte não-remunerado de doentes para hospitais e clínicas. Também tendo como primeiro signatário o deputado Pinduca Ferreira, a PEC 52/13 propõe que a assistência à saúde seja dever do Estado e dos membros de poder titulares de mandato eletivo, inclusive o transporte de doentes.

Também na reunião, foi lido comunicado do deputado João Vítor Xavier, informando sua filiação ao PSDB a partir de 27/4/13.

Jornalistas de Ipatinga - Durante a reunião, o deputado Durval Ângelo (PT) foi ao microfone para tratar da conclusão dos inquéritos referente aos assassinatos de dois jornalistas de Ipatinga, Rodrigo Neto e Walgney Carvalho.

Durval, que concedeu entrevista coletiva na Sala de Imprensa da ALMG logo depois, adiantou que foram indiciados pela Corregedoria de Polícia Civil, com base nos inquéritos, o presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, Werley Araújo, também investigador de polícia, e o delegado de Polícia local Carlos Balmant de Paula, entre outros.

O parlamentar anunciou que vai solicitar o imediato afastamento desses envolvidos ao governador do Estado, à Câmara de Ipatinga e ao chefe da Polícia Civil, Cylton da Matta.

Publicidade do Sindfisco - Já o deputado Rogério Correia destacou que vai apresentar requerimento à Mesa da Assembleia para que solicite ao Governo de Minas que divulgue seus gastos com publicidade.

De acordo com Correia, o governo entrou na Justiça contra o Sindicato dos Fiscais do Estado (Sindfisco). O Estado estaria exigindo que a entidade pare de veicular publicidade em que a categoria reivindica concurso público e tributação mais justa por parte do Estado, e ainda denuncia benefícios fiscais concedidos. Também segundo o deputado, o governo pede que a Justiça multe o Sindfisco em R$ 10 mil por cada veiculação da peça publicitária. “O governo de Minas, não satisfeito com opinião diferente da sua, quer calar a voz do sindicato”, apontou.

Consulte o resultado da reunião.