Antes da audiência, cerca de 300 estudantes participaram de manifestação em defesa da transformação do Cefet-MG em universidade especializada
A audiência foi realizada no Teatro Municipal de Araxá
Os deputados presentes apoiaram o reconhecimento do Cefet-MG como universidade

Transformação do Cefet em universidade recebe apoio em Araxá

Com a mudança, instituição teria o segundo maior número de cursos de engenharia no País.

09/05/2013 - 14:02

Deputados, professores e estudantes defenderam a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) em universidade especializada em tecnologia durante audiência pública realizada pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quinta-feira (9/5/13) em Araxá (Alto Paranaíba), para discutir o assunto.

Os benefícios que o título de universidade traria para o Cefet-MG foram ressaltados pelo diretor-geral da instituição, Márcio Silva Basílio. “Com o aumento de recursos financeiros e o suporte da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação que a condição de universidade nos traria, pretendemos instalar mais 11 cursos de engenharia e praticamente dobrar o número de matrículas”, informou. Isso faria com que o Cefet-MG se tornasse a segunda instituição com maior número de cursos de engenharia (24) no País, atrás apenas da Universidade Tecnológica do Paraná, que passou pelo mesmo processo de transformação.

Márcio Basílio destacou também a estrutura da instituição, que, nas suas palavras, já atende todos os requisitos de uma universidade. Atualmente, o Cefet-MG conta com 44 cursos técnicos, 16 cursos de graduação, sete pós-graduações, sete mestrados e um doutorado, espalhados em dez campi em nove municípios. Além disso, a instituição possui o maior programa de iniciação científica júnior do Brasil e convênios com 11 países.

Representando a cidade de Araxá, o prefeito e o vice-presidente da Câmara Municipal, Jeová Moreira da Costa e Sargento Hamilton, respectivamente, enfatizaram a importância do aperfeiçoamento constante do Cefet-MG para a região. “Temos aqui minerais essenciais para a indústria do mundo inteiro, por isso precisamos apostar no projeto de cidade tecnológica, com uma universidade capaz de investir em pesquisa e inovação”, disse o prefeito.

Na mesma linha, o deputado Bosco (PTdoB), autor do requerimento da audiência, lembrou a participação ativa de ex-estudantes da instituição em indústrias de todo o País. Segundo o deputado, o fato de a economia brasileira ser hoje uma das maiores do mundo é um fator de incentivo a mais para o desenvolviemento de pesquisas e tecnologia. “O Brasil ainda importa muita tecnologia, sendo que podemos desenvolvê-la e aprimorá-la aqui”, afirmou.

Projeto recebe o apoio da ALMG e do Governo do Estado

Carlos Alexandrino dos Santos, representando a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, informou aos presentes que o governador Antonio Anastasia apoia a transformação do Cefet-MG em universidade tecnológica. Ele destacou também o histórico inovador de Minas para ratificar a importância do aperfeiçoamento constante da formação profissional no Estado.

Os deputados Adelmo Carneiro Leão (PT), Elismar Prado (PT) e Bosco também apoiaram o reconhecimento do Cefet-MG como universidade. “Precisamos de uma grande articulação política para apresentar esse projeto na Câmara dos Deputados, para que ele realmente possa ser aprovado”, enfatizou Elismar Prado. “A ALMG vai atuar junto ao Governo Federal para conquistar sua adesão ao projeto”, complementou Adelmo Carneiro Leão.

Mobilização estudantil – Antes do início da audiência, cerca de 300 estudantes do Cefet de Araxá fizeram uma marcha da sede da instituição até o Teatro Municipal, onde ocorreu o evento. Em homenagem à mobilização dos jovens, os estudantes Vitor Loureiro Gontijo e Jéssica Lemos Lima foram convidados para compor a mesa da reunião, em companhia de parlamentares e autoridades.

Os jovens destacaram a necessidade de maiores investimentos na instituição e a importância de discussões que envolvam os setores da sociedade envolvidos. “Vontade política e investimento são as duas bases para mudar a educação brasileira. A hora da vontade política é agora”, disse, voltando-se aos jovens, Vicente Donizetti da Silva, diretor do campus Araxá do Cefet-MG.

O deputado Adelmo Carneiro Leão observou a presença de caras pintadas entre os estudantes para conclamá-los a participar de forma ativa no debate. “As caras pintadas são um sinal de vontade de ir para a luta”, resumiu.