Comissão discute acesso de cadeirantes aos ônibus da RMBH

Audiência foi motivada pelo caso de cadeirante que não chegou ao médico a tempo por demorar a encontrar ônibus adaptado.

26/04/2013 - 16:31

Debater as condições de acessibilidade para cadeirantes nos ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Esse é o objetivo de audiência pública da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que será realizada nesta quinta-feira (2/5/13), às 10h30, no Plenarinho I.

A reunião, solicitada pelos deputados Cabo Júlio (PMDB), Glaycon Franco (PRTB) e Sargento Rodrigues (PDT) e pela deputada Ana Maria Resende (PSDB), foi motivida por reportagem exibida pela TV Record, no dia 13 de abril. A matéria relata a história do menino cadeirante Matheus Alves Moreira, de 9 anos, portador de paralisia cerebral, que teria sofrido uma parada cardíaca dentro de um ônibus a caminho do médico, uma vez que teve que aguardar por cinquenta minutos até conseguir um ônibus com a rampa de elevação devidamente funcionando.

Convidados - Foram chamados para discutir o assunto o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), José Élcio Santos Monteze; o diretor-geral do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), Oliveira Santiago Maciel; a coordenadora especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Ana Lúcia de Oliveira; a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, Kátia Ferraz Ferreira; e a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosos, Maria Odete Souto Pereira.

Também foram convidados o diretor-presidente da Bhtrans, Ramon Victor César; o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Contagem (Trasncon), Agostinho Fernandes da Silveira; o presidente da Empresa de Transporte e Trânsito de Betim (Transbetim), Gilvaldo de Vasconcellos Costa; o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais, Luiz Carlos Gontijo; e a coordenadora interina de Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos da Cidadania, Fátima Félix de Oliveira.