Parlamentares presentes foram autores do requerimento sobre tremores de terra em Montes Claros

Deputados querem treinamento de terremotos em Montes Claros

Requerimento para que a população da cidade seja preparada para situações de emergência foi aprovado nesta terça (23).

23/04/2013 - 12:19

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na reunião desta terça-feira (23/4/13), requerimento para que seja realizado um treinamento com a população de Montes Claros (Norte), destinado a capacitar as pessoas sobre como agir em ocorrência de terremotos.

De acordo com o deputado João Leite (PSDB), presidente da comissão e coautor do requerimento, a cidade tem sido frequentemente atingida por este tipo de catástrofe natural e, a exemplo do que ocorre em outras cidades em todo o mundo, a população deve ser treinada para agir da forma mais segura e correta. Os deputados Cabo Júlio (PMDB) e Lafayette de Andrada e Leonardo Moreira (ambos do PSDB) que também assinaram a solicitação lembraram o tremor de terra que aconteceu no dia 18 de abril, quando a comissão estava reunida no local, comprova a necessidade deste tipo de preparo.

Na reunião, foram aprovados, ainda, outros três requerimentos. O deputado Célio Moreira (PSDB) solicitou a realização de audiência pública para tratar da desativação da cavalaria da Polícia Militar (PM) no Barreiro de Cima, bem como a segurança pública da região; e visita da comissão ao Centro de Operações da PM (Copom), para conhecer os trabalhos da corporação, principalmente no videomonitoramento da violência por meio do programa "Olho Vivo".

Adiamento – O deputado Lafayette de Andrada pede, ainda, o adiamento da audiência pública prevista pela comissão para apurar as denúncias de abuso de poder do cabo PM Divino do Nascimento, do Batalhão de Trânsito, na Estação José Cândido da Silveira, em Belo Horizonte, no dia 17 de março. Na oportunidade, ele teria agredido duas mulheres durante abordagem policial. De acordo com o deputado, seria mais prudente realizar a reunião após concluídas as investigações da Corregedoria de Polícia Militar com relação ao caso.

Consulte o resultado da reunião.