O presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior (centro), recebeu a placa das mãos do presidente Dinis Pinheiro e do deputado Dalmo Ribeiro Silva
O Plenário ficou lotado

História da Fiemg é destacada em homenagem

Reunião contou com presença de autoridades que ressaltaram importância da entidade para industrialização de Minas.

22/04/2013 - 22:13

A história e o trabalho da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) foram destacados, na noite desta segunda-feira (22/4/13), durante Reunião Especial de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A solenidade, solicitada pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), prestou homenagem pelos 80 anos de existência da entidade. O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), dirigiu a reunião e salientou que o aniversário tem grande significado para a população mineira. “Hoje, podemos celebrar essa belíssima história propiciada por pessoas altruístas. Em 80 anos de existência, não foi prestado apenas um serviço à indústria, mas um serviço aos mineiros”, salientou.

Dinis Pinheiro reafirmou a parceria entre a ALMG e a entidade. “Ressalto o compromisso do Legislativo mineiro com esse setor que transforma a vida de todos os mineiros. O parque industrial tem importância incomensurável para a sociedade, pois aprimora o conhecimento, qualifica a mão de obra, eleva os níveis de renda e de desenvolvimento da comunidade. Assim, possibilita uma Minas mais homogênea e menos desigual”, finalizou.

O presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior, agradeceu pela homenagem e disse que a indústria mineira reconhece o Parlamento como importante palco de debates públicos. Ele destacou a presença dos funcionários da entidade e de integrantes das filiadas de diversos locais de Minas. Olavo Machado reforçou ainda a missão da Fiemg em promover o desenvolvimento e a prosperidade de todas as atividades industriais com benefícios para o Estado e o País.

Ele resgatou a trajetória da entidade. “Essa história é importante para reconhecermos o presente e projetarmos o futuro”, disse. Ele acrescentou: “Ao longo dessa jornada, a entidade aprendeu a se reinventar. O momento atual é o de enfrentar os desafios colocados. E a Assembleia Legislativa é parceira no fortalecimento da indústria”.

Deputado destaca pioneirismo da Fiemg

Dalmo Ribeiro Silva falou que a homenagem é o reconhecimento à trajetória da Fiemg de conquistas em prol de Minas Gerais e do Brasil. O parlamentar ressaltou a história da entidade que teve início pela ação dos empresários Américo René Giannnetti, Alvimar Carneiro de Rezende e Euvaldo Lodi, que à época lideravam sete sindicatos patronais e 25 empresas.

“Atuando de maneira a aplicar conhecimento para o desenvolvimento sustentável da indústria, contribuir para o aumento e fortalecimento do associativismo e ser uma organização com foco em resultado, a Fiemg participou ativamente do processo de industrialização de Minas Gerais, o que resultou na instalação de importantes organizações, como a Mannesmann, a Usiminas, a refinaria Gabriel Passos, o BDMG e a Fiat”, destacou.

O deputado relatou ainda que, por meio de dez regionais, distribuídas estrategicamente, a Fiemg atende às demandas da indústria em todos os municípios mineiros com olhar para as oportunidades em cada região.

Presenças – Os deputados estaduais Antônio Carlos Arantes (PSC) e Adelmo Carneiro Leão (PT) estiveram presentes, além de diversas outras autoridades. Com Plenário lotado, compuseram a mesa da reunião os deputados federais Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Weliton Prado (PT-MG); a defensora pública-geral, Andréa Tonet; o vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros; o vereador da Capital, Marcelo Aro, que representou a Câmara Municipal; e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, José Alves Viana. E ainda o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), José César da Costa; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Roberto Fagundes; e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Roberto Simões.

Fiemg – Criada em 1933, é filiada à Confederação Nacional da Indústria (CNI) e consiste na principal entidade de representação das indústrias do Estado. A instituição presta serviços de assessoria e apoio às empresas mineiras. Além disso, compõe o Sistema Fiemg, que conta ainda com o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Ciemg) e o Instituto Estrada Real (IER).