ALMG discute criação de Região Metropolitana do Triângulo

Prefeitos e deputados da Comissão de Assuntos Municipais debatem o tema em reunião nesta terça-feira (23).

19/04/2013 - 15:54

Para discutir a proposta de criação da Região Metropolitana do Triângulo (RMT), a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza reunião com convidados nesta terça-feira (23/4/13), às 15h30, no Auditório da Assembleia. Os autores do requerimento são a deputada Liza Prado (PSB) e os deputados Adelmo Carneiro Leão e Elismar Prado, ambos do PT.

A ideia de criação da Região Metropolitana do Triângulo não é nova. Em 2003 já era defendida pelo então deputado estadual Weliton Prado (PT), que apresentou na Casa um Projeto de Lei Complementar (PLC) sobre o assunto. Em 2012, a deputada Liza Prado apresentou o PLC 32, propondo a criação da Região Metropolitana de Uberlândia, composta por nove municípios. Posteriormente, por meio de emenda da própria deputada, o projeto evoluiu para a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro.

Deputados justificam criação da RMT

Em sua justificativa, a deputada Liza Prado alega que a criação de regiões metropolitanas permite um maior diálogo e interação entre os Poderes Públicos dos Municípios que a integram e destes com as suas populações, além de uma maior proximidade entre os gestores da região com o Poder Público Estadual.

Por sua vez, o deputado Adelmo Carneiro Leão afirma que a união entre cidades vizinhas contribui para o fortalecimento da região, no aspecto econômico, cultural, político, entre outros. O deputado defende um conceito mais amplo, capaz de incluir todos os municípios, de maneira a transformar o Triângulo Mineiro em uma região de ações integradas, em favor do desenvolvimento pleno, da cidadania e de cada habitante.

Já para o deputado Elismar Prado, “o critério para criação dessa Região Metropolitana é a inter-relação econômica e social”. Ele observa que o desenvolvimento regional pressupõe a discussão conjunta dos municípios sobre alguns temas pautados na proposta de criação de Região Metropolitana, como Samu Regional, transporte intermunicipal, preservação e proteção do meio ambiente e combate à poluição, aproveitamento dos recursos hídricos, criação de central de abastecimento, planejamento integrado, diretrizes metropolitanas de saúde, sistema de telecomunicações, exploração do turismo ecológico-histórico-cultural e de negócios e mapeamento da região metropolitana.

Entre as vantagens, destaca o deputado, estão tarifas menores do transporte intermunicipal; centralização de coleta seletiva de lixo urbano; desenvolvimento rural integrado; maior potencial de atração de investimentos; integração de tarifas telefônicas na região metropolitana; e utilização de recursos do fundo estadual de desenvolvimento metropolitano.

Convidados – Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto; e os prefeitos de Uberlândia, Gilmar Machado; de Uberaba, Paulo Piau; de Araguari, Raul José de Belém; de Ituiutaba, Luiz Pedro Corrêa do Carmo; de Araxá, Jeová Moreira da Costa, e de Patrocínio, Lucas Campos de Siqueira.