Deputados aprovaram oito requerimentos durante a reunião

Audiência pública sobre a dengue é remarcada para 8 de maio

Adiamento se deveu à solicitação de secretário, que manifestou interesse em participar do debate na Comissão de Saúde.

17/04/2013 - 12:50

A audiência pública sobre o aumento dos casos de dengue no Estado, que a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizaria nesta quarta-feira (17/4/13), foi remarcada para o dia 8 de maio. A informação foi prestada pelo deputado Arlen Santiago (PTB) durante a reunião da comissão realizada nesta quarta (17). Na audiência será debatido o crescimento expressivo no número de casos da doença no Estado, bem como as possíveis soluções para o problema. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, a dengue já vitimou, somente neste ano, cerca de 43 mil pessoas, sendo que 38 morreram.

A reunião foi adiada a pedido do secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques. Ele informou que tem interesse em participar do debate, mas não poderia comparecer à ALMG na data inicialmente marcada. Os autores do requerimento para o debate são os deputados Fred Costa (PEN), Adelmo Carneiro Leão (PT), Rogério Correia (PT), Carlos Pimenta (PDT) e Doutor Wilson Batista (PSD).

Outros requerimentos – A Comissão de Saúde aprovou outros cinco requerimentos de audiências públicas. Dois deles pedem a realização de audiências públicas da Campanha Assine + Saúde nos municípios de São Gotardo (Alto Paranaíba) e Nepomuceno (Sul de Minas), com o objetivo de coletar assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular que propõe investimentos de 10% da receita corrente bruta da União em ações e serviços de saúde pública. Os autores são, respectivamente, os deputados Antônio Lerin (PSB) e Pompilio Canavez (PT).

O deputado Arlen Santiago solicitou uma reunião dos deputados das Comissões de Saúde e de Educação, Ciência e Tecnologia com as diretorias do Ministério da Educação (MEC) e da Universidade Vale do Rio Verde (Unincor) para que seja discutida uma solução para os problemas de funcionamento do curso de Medicina daquela instituição. O curso foi desativado pelo MEC no dia 15 de março deste ano, após a constatação de uma série de irregularidades.

Um debate com convidados sobre a destinação do lixo hospitalar e do lixo comum em Minas Gerais é o tema do requerimento do deputado Fred Costa (PEN) aprovado pela comissão. Já o deputado Carlos Mosconi (PSDB) pede a realização de uma audiência pública na qual serão discutidos aspectos que dizem respeito à relação entre médicos e planos de saúde privados. 

Consulte o resultado da reunião.