Uberlândia, assim como Juiz de Fora e Ipatinga, é candidata a subsede da Copa do Mundo
A comissão foi ao Estádio Municipal João Havelange, com capacidade para 53 mil espectadores
Para o presidente da comissão, deputado Tenente Lúcio, a visita superou as expectativas dos parlamentares

Uberlândia quer ser subsede da Copa do Mundo de 2014

Parlamentares e secretário de Estado Extraordinário da Copa visitaram a cidade nesta quarta-feira (10).

10/04/2013 - 19:55

A infraestrutura aeroportuária, esportiva e urbana de Uberlândia (Triângulo) foram elogiadas pelos deputados da Comissão Extraordinária da Copa do Mundo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em visita à cidade nesta quarta-feira (10/4/13). A atividade, que contou com a presença do secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Tiago Lacerda, teve o objetivo de conhecer os locais que poderiam ser utilizados para receber seleções e turistas durante o torneio do ano que vem. Uberlândia, assim como Juiz de Fora (Zona da Mata) e Ipatinga (Vale do Aço), é candidata a subsede da Copa.

A visita teve início no aeroporto Tenente-Coronel Aviador César Bombonato. No local, os deputados e o secretário foram recebidos pelo superintendente do terminal, Sérgio Soares Freitas, que garantiu oferecer infraestrutura suficiente para receber demandas da Copa de 2014. Segundo ele, o aeroporto está em processo de homologação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para estar oficialmente apto a fazer parte do torneio. “Somos o maior aeroporto regional de Minas Gerais, operando 24 horas por dia e, em breve, com mais de 2 mil metros de pista para pousos e decolagens”, disse.

Sérgio Soares Freitas afirmou, ainda, que, até julho deste ano, o terminal vai operar com o equipamento ISL, que reduz as chances de fechamento do local por razões meteorológicas. “Uberlândia quer ser uma subsede de Belo Horizonte durante o Mundial, portanto estamos nos empenhando para que essa modernização aconteça o mais rápido possível”, completou.

Parque do Sabiá – O segundo momento da visita foi o Estádio Municipal João Havelange, nacionalmente conhecido como “Parque do Sabiá”. Com capacidade para 53 mil espectadores, o local seria usado como centro de treinamento das seleções que vierem a se instalar na cidade. A comissão foi recebida pelo secretário municipal de Esportes, Zezinho Mendonça, que garantiu faltarem apenas detalhes para que o estádio atenda a todas as normas da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Em seguida, os deputados e o secretário foram ao Praia Clube de Uberlândia. O local, que conta com cerca de 600 mil metros quadrados de área construída, seria usado como estrutura para preparação física dos atletas. O clube conta com modernas academias de ginástica e completo poliesportivo. O Praia Clube tem cerca de 50 mil associados e quem recebeu as autoridades foi o diretor-geral, Breno Merola.

A última etapa da visita foi o Plaza Shopping Hotel. O complexo comercial e hoteleiro também pleiteia o credenciamento junto à Fifa para receber seleções e turistas, assim como já foi feito no San Diego Hotel. O Plaza passa por reformas que irão dobrar o número de apartamentos disponíveis, assim como modernizar sua infraestrutura. De acordo com o diretor do estabelecimento, Eli Schettini, o local está pronto para absorver as demandas geradas pela competição internacional.

Parlamentares se dizem convencidos de que cidade está preparada

O presidente da Comissão Extraordinária da Copa, deputado Tenente Lúcio (PDT), afirmou que a visita superou as expectativas dos parlamentares. Para ele, Uberlândia é a melhor cidade para receber seleções durante a Copa, com exceção da Capital. “Tenho certeza de que será uma subsede. O aeroporto é o melhor do interior do Estado, o estádio municipal já tem recursos para reformas de adequação, o Praia Clube é um dos maiores e melhores da América Latina e a rede hoteleira é ampla e confortável. Temos aqui a infraestrutura ideal para atletas e turistas”, destacou. Ainda em sua fala, Tenente Lúcio lembrou que estudos comprovam que cidades que foram sedes ou subsedes de copas do mundo aumentaram em cerca de 25% seu número de turistas nos anos seguintes.

O deputado Mário Henrique Caixa (PCdoB) também disse ter gostado do que viu. Segundo ele, o que mais chamou sua atenção foi a boa mobilidade urbana que a cidade oferece. “Fiquei impressionado com todos os locais que visitamos. Além disso, não tivemos nenhum problema com trânsito, o que, hoje em dia, é uma grande virtude”, salientou. O parlamentar acredita que a cidade pode e deve ser uma subsede de Belo Horizonte na Copa do Mundo.

Comissão local – Vereadores que compõem a Comissão para Assuntos da Copa da Câmara Municipal de Uberlândia também participaram das visitas. O presidente da comissão, vereador William Alvorada, afirmou que a cidade está praticamente pronta. Ele acredita que restam apenas pequenos ajustes para que tudo fique 100% dentro dos padrões internacionais. Entre as necessidades, o vereador destacou que a capacitação dos profissionais que trabalham no setor de serviços em outros idiomas ainda deve ser feita.

A vice-presidente da comissão, vereadora Michele Bretas, fez coro às palavras do colega ao dizer que faltam pequenos ajustes. “Estou confiante de que seremos uma subsede, afinal temos excelente infraestrutura e estamos acostumados a receber grandes eventos”, disse.

O vereador Vico Queiroz também defendeu que há pouco a ser feito, mas alertou que será preciso um trabalho de divulgação e convencimento dos organizadores para que Uberlândia participe efetivamente da Copa do Mundo. Participaram, ainda, da visita, o deputado Elismar Prado (PT) e a deputada Liza Prado (PSB).

Audiência – Nesta quinta-feira (11), a comissão realiza uma audiência pública na Câmara Municipal, com a presença do secretário Tiago Lacerda, de autoridades municipais e de deputados das Comissões de Esporte, Lazer e Juventude e de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da ALMG.