ALMG realiza seminário sobre patrimônio em Matias Cardoso

Ação integra o projeto Cidadania Ribeirinha e busca apoiar políticas públicas de proteção à cultura e à história local.

22/03/2013 - 14:35

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove, no dia 12 de abril, o seminário Políticas de Proteção do Patrimônio Cultural, em Matias Cardoso (Norte de Minas). O evento será realizado no Ginásio Poliesportivo da Escola Estadual Dom Bosco, das 9 horas às 17h30, e  integra o eixo "planejamento municipal" do projeto Cidadania Ribeirinha. A iniciativa é  voltada para o apoio à construção de políticas públicas municipais de proteção do patrimônio natural e cultural e de melhoria das condições de vida das populações de Itacarambi, Manga, Matias Cardoso e Pedras de Maria da Cruz, as quatro cidades banhadas pelo Rio São Francisco com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

As palestras serão gratuitas e ministradas por especialistas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Superintendência Regional do Iphan em Minas Gerais e da Promotoria de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico do Estado. Foram convidados para o evento prefeitos, vereadores, secretários municipais, diretores de escolas, professores, conselheiros de cultura, líderes comunitários, ONGs e agentes públicos de 12 municípios do Norte de Minas.

Valor histórico-cultural - O município de Matias Cardoso representa um importante capítulo da história de Minas Gerais, abrigando um dos primeiros vilarejos do Estado. A igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída no final do século 17 e início do 18, é o único bem com tombamento federal no trecho mineiro do Rio São Francisco. Sua importância vai além do cunho religioso. Por estar no alto de um morro, era o local de onde se fazia a vigília do território para se evitar ataques de índios, que foram expulsos da área pelos bandeirantes . "A região apresenta também várias reservas naturais e indígenas, além de quilombolas. Diante desse contexto, é uma área muito rica, tanto do ponto de vista histórico-cultural quanto do ambiental, e que precisa ser presevada", comenta o organizador do evento, Márcio Santos.

Sobre o Cidadania Ribeirinha

Voltado para a melhoria das condições de vida das populações ribeirinhas do Vale do São Francisco e para a proteção do patrimônio cultural e natural da região, o Cidadania Ribeirinha é um dos projetos do Direcionamento Estratégico da Assembleia. Ele busca materializar a diretriz de ser a voz dos mineiros no enfrentamento das desigualdades sociais no Estado, estabelecida pela Casa.

Confira abaixo a programação do evento:

  • 9hAbertura

Deputado Adelmo Carneiro Leão – 3º-Vice-Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

  • 9h30 Patrimônio Cultural do Rio São Francisco: trajetória e perspectiva do trabalho institucional do Iphan

Mônica Mongelli – Arquiteta e Urbanista, Mestre em Arquitetura e Urbanismo, Coordenadora de Paisagem Cultural no Iphan

  • 10h15Identificação, reconhecimento e salvaguarda do patrimônio imaterial

Corina Moreira – Historiadora, Mestre em Ciências Sociais, Coordenadora do Setor de Patrimônio Imaterial do Iphan-MG

  • 11hBens culturais e educação patrimonial

Rodrigo Faleiro – Educador e Analista de Gestão, Proteção e Restauro do Iepha-MG

  • 12h15Debates
  • 14hMinicurso: Políticas Municipais de Proteção ao Patrimônio Cultural

Frederico Bianchini – Pós-Graduado em Direito Público e Assessor Jurídico da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais

  • 17h30Encerramento