Polêmica das sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais foi tema da FFO

FFO rejeita mudanças em projeto de lei da sacola plástica

Proposição que prevê troca por material ecologicamente correto já está pronta para ser votada em 1º turno no Plenário.

12/12/2012 - 17:19

Já está pronto para ser votado em 1º turno, no Plenário, o Projeto de Lei (PL) 1.023/11, de autoria do deputado Leonardo Moreira (PSDB), que determina que o uso de saco plástico de lixo e de sacola plástica deverá ser substituído pelo uso de saco de lixo ecológico e de sacola ecológica, nos termos da lei. A proposição recebeu seis emendas e dois substitutivos no Plenário. Todas as mudanças foram rejeitadas em parecer aprovado na tarde desta quarta-feira (12/12/12) pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO).

Os substitutivos rejeitados prevêem a proibição da comercialização ou distribuição gratuita de sacos e sacolas que não sejam biodegradáveis ou oxibiodegradáveis, além de determinar a substituição das sacolas plásticas por sacolas ecológicas, no prazo de um ano, a partir da publicação da lei. Já as emendas rejeitadas estabelecem, entre outras alterações, a possibilidade de troca pelo consumidor, nos grandes estabelecimentos comerciais, de 20 sacolas plásticas comuns por uma sacola retornável.

Adiamento – Já o PL 1.639/11, de autoria do deputado Antônio Júlio (PMDB), que trata de mudanças na legislação tributária do Estado, teve a votação de parecer adiada, a requerimento do deputado Sargento Rodrigues (PDT). Na reunião anterior, o mesmo parlamentar havia pedido vista do parecer que concluiu pela aprovação da matéria, na forma do vencido (modo como foi aprovada em 1º turno pelo Plenário), com as emendas 1 a 5, também de autoria de Rodrigues.

Consulte a lista de todas as proposições analisadas.