Itacarambi é uma das cidades do Norte de Minas a receber o curso – Arquivo/ALMG
Cidadania Ribeirinha leva conhecimentos sobre história e política à região Norte

Cidadania Ribeirinha inicia curso em Itacarambi

Aulas abordam conteúdos como compreensão da realidade política e mecanismos de participação popular.

11/06/2012 - 17:04

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais dá prosseguimento às atividades do projeto estratégico Cidadania Ribeirinha, executado em quatro municípios do extremo Norte de Minas (Manga, Matias Cardoso, Pedras de Maria da Cruz e Itacarambi). Nesta semana, começa a ser ministrado o curso de desenvolvimento sustentável, em Itacarambi, com a presença dos professores Leo Noronha e Luiz Fernandes Assis, que abordarão conteúdos voltados para a compreensão da realidade política, dos mecanismos de participação popular, bem como das histórias brasileira e regional. As aulas começam nesta terça (12/6/12) e vão até o dia 19.

O curso será oferecido a quatro turmas localizadas na sede de Itacarambi (Escola Estadual Prof. Josefino Barbosa) e nas comunidades rurais de Vila Florentina (Escola Estadual da Vila Florentina) e Fabião 2 (Escola Estadual Saturnino Ângelo da Silva). Houve ampla adesão local à proposta de qualificação profissional e formação para a cidadania, subjacentes ao curso, com 346 inscrições para um total de 240 vagas existentes.

Pedras de Maria da Cruz – Também nesta semana prosseguem as atividades do curso em Pedras de Maria da Cruz, com aulas da socióloga e ex-consultora da ALMG Bete Gontijo e da historiadora Agda Moreira. Ambas pertencem à organização não governamental Centro de Documentação Eloi Ferreira da Silva (Cedefes), que desenvolve trabalhos voltados para as populações tradicionais quilombolas e indígenas e atua como parceira da ALMG nas atividades na região.