Deputados e entidades começaram a definir datas e locais que vão receber os encontros do ciclo de debates

Definido nome de ciclo de debates de segurança no trânsito

“Siga Vivo: pelo fim da violência no trânsito” terá o primeiro encontro em 21 de maio, em Betim.

10/05/2012 - 19:45

Siga Vivo: pelo fim da violência no trânsito. Esse é o nome escolhido pelas entidades que participam da organização do ciclo de debates sobre segurança no trânsito que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai realizar entre maio e junho deste ano. A definição do nome ocorreu em reunião preparatória do evento, realizada na tarde desta quinta-feira (10/5/12), na ALMG. Também participaram o deputado João Leite (PSDB) e a deputada Maria Tereza Lara (PT).

Foi definida, ainda, a programação do 1º encontro regional do ciclo, que será realizado em Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), no dia 21 de maio. Outra decisão dos participantes foi o adiamento do encontro regional do Sul de Minas, que seria em Pouso Alegre, em 25 de maio. Nova data, e possivelmente novo local, serão definidos posteriormente.

Os objetivos gerais do Ciclo de Debates são difundir a realidade da violência no trânsito na região; apresentar o impacto dos acidentes de trânsito nas vidas das famílias e nos sistemas públicos de saúde e previdência; debater as causas e possíveis soluções para o problema; articular agentes públicos da região para a adoção de medidas visando a redução das mortes e do número de vítimas; e sensibilizar a sociedade, por meio da educação e da mobilização, para um comportamento mais seguro no trânsito.

A programação definida para o encontro de Betim, que será no auditório do Centro Administrativo Municipal (Rua Pará de Minas, 640 – Brasiléia), é a seguinte:

8h30 – Credenciamento

9 horas – Abertura

9h30 – Palestra de Abertura dos Ciclos de Debates: “Observatório da mobilidade e saúde humanas – uma ferramenta para a década”

* Antenor Pinheiro – Coordenador da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP) Regional Centro-Oeste e superintendente de Desenvolvimento Urbano e Trânsito da Secretaria de Estado das Cidades de Goiás

10h30 – Exposições: Realidade da Violência no Trânsito

* Coordenação: Deputado João Leite – Presidente da Comissão de Segurança Pública

* Inspetor Davi Stanley Bomfim Dias – Superintendente Regional de Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais

* Capitão José Procópio Corrêa Júnior – Chefe da Seção Técnica de Trânsito da Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais

11h30 – Debates

12 horas – Intervalo

14 horas – Exposições: Realidade do Atendimento às Vítimas do Trânsito

* Coordenação: Deputada Maria Tereza Lara – Vice-Presidente da Comissão de Segurança Pública

* Márcio Melo Franco – Médico, secretário municipal adjunto de Saúde de Betim

* Representante da equipe médica do Pronto-Socorro do Hospital João XXIII

* Representante do Corpo de Bombeiros

14h40 – Mesa Redonda: Por uma Maior Segurança no Trânsito

* Santelmo Xavier Filho – Mestre em Engenharia Civil; conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) e da Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança (Sobes); professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)

* Eduardo Lucas – Presidente da Empresa de Transporte e Trânsito de Betim (Transbetim)

* Coronel José Guilherme do Couto – Assessor do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH)

* Paulo Sérgio Borba Rocha – Coordenador Executivo da Associação Brasileira de Educação de Trânsito (Abetran) e membro do Conselho Empresarial de Política Urbana da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas)

* José Acácio Carneiro – Presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Minas Gerais

* Rogério dos Santos Lara – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Motociclistas e Ciclistas de Minas Gerais

16h30 – Debates

17 horas – Encerramento