Programa da TV Assembleia revela riquezas de Itacarambi

Programa Minas é Muitas destaca cidades que fazem parte do projeto Cidadania Ribeirinha

25/04/2012 - 14:22

A temporada 2012 do Minas é Muitas começa neste domingo (29/4/2012). O programa da TV Assembleia, que revela a multiplicidade cultural do estado, vai ter um roteiro especial nos primeiros quatro episódios: as cidades escolhidas pelo projeto Cidadania Ribeirinha, uma iniciativa da Assembleia de Minas, para ajudar no desenvolvimento da região Norte do Estado. São elas: Manga, Itacarambi, Matias Cardoso e Pedras de Maria da Cruz. Os municípios são os de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) entre aqueles localizados às margens do Rio São Francisco.

A estreia da nova série destaca a cidade de Itacarambi. A cidade é um exemplo de integração do espaço urbano com o Velho Chico, com praças educativas e largas avenidas. Além do rio, o Vale do Peruaçu é outra riqueza natural da cidade, um verdadeiro oásis no sertão, que ainda conta com um importante sítio arqueológico.

Economia - A pesca é importante fonte de renda para muitos dos mais de 17 mil habitantes de Itacarambi. Uma atividade que reserva mais incertezas a cada ano. Há dias em que os pescadores voltam de redes vazias. O programa registrou o dia de uma pescadora que, como trabalho complementar, tece redes. A vida nas pequenas ilhas também é marcada por incertezas e segue o ritmo do Rio São Francisco. Os vazanteiros, moradores dessa área, às vezes têm de
abandonar as casas nos períodos de cheia. O programa também mostra outras histórias, como as das mulheres que montaram uma associação de catadores de material reciclável.

O Minas é Muitas sobre Itacarambi vai ao ar no domingo, às 19h, na TV Assembleia. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a sintonia da TV Assembleia é canal 35 (UHF) ou canal 11 (a cabo). Para saber a sintonia no interior, visite a página www.almg.gov.br/tv