Cidadania Ribeirinha realiza curso em mais duas cidades

As inscrições estão abertas em Pedra de Maria da Cruz e Itacarambi, no Norte de Minas.

11/04/2012 - 16:59

A equipe do Projeto Cidadania Ribeirinha, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, está de volta ao Norte de Minas para mobilizar dois municípios para o Curso de Desenvolvimento Sustentável, uma das ações do projeto. As inscrições já estão abertas no município de Pedras de Maria da Cruz e seguem até o dia 30 de abril. Em Itacarambi, as inscrições podem ser feitas a partir desta quinta-feira (12/4/12) e vão até o dia 18 de maio.

Os públicos prioritários são estudantes de ensino médio, agentes públicos e trabalhadores cuja atividade tenha relação com as águas. Em Pedras de Maria da Cruz, as inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Assistência Social e nas escolas estaduais Dona Cila e de Pedras de Maria da Cruz. Na comunidade Manoel Vitório, os interessados podem se inscrever na Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Manoel Vitório e, em Palmeirinha, na Associação de Remanescentes de Quilombo de Palmeirinha. Nas duas localidades, eles também podem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social. O curso terá início dia 14 de maio.

Em Itacarambi, receberão inscrições a Escola Estadual Professor Josefino Barbosa e a Prefeitura Municipal. No povoado de Fabião II, a inscrição será feita na Escola Estadual Saturnino Angelo da Silva e, na comunidade de Vila Florentina, na escola estadual local. O curso começa em 12 de junho. Os documentos necessários são cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento e a ficha de inscrição preenchida, distribuída no ato da inscrição.

Manga, Matias Cardoso, Itacarambi e Pedras de Maria da Cruz foram escolhidas para receberem o projeto piloto do Cidadania Ribeirinha por terem os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as cidades mineiras banhadas pelo Rio São Francisco.

Curso terá módulos teóricos e práticos

O curso de Desenvolvimento Sustentável terá quatro módulos e abordará, entre outros temas, participação política, ética, organização social, patrimônio cultural, história da ocupação da região e revitalização do Rio São Francisco. Os participantes receberão ainda conteúdos sobre empreendedorismo, plano e gestão de negócios, estruturação de projetos e captação de recursos. No final serão oferecidos cursos profissionalizantes. Os dois últimos módulos serão de responsabilidade do Sebrae e do Senar. O curso será oferecido entre o primeiro semestre de 2012 e julho de 2013.

O Cidadania Ribeirinha é realizado pela ALMG por meio de uma articulação institucional de parcerias, apoios e colaborações com entidades do poder público. Ele é um dos projetos prioritários para o biênio 2011/2012 do Direcionamento Estratégico da ALMG. No Portal da Assembleia, os interessados podem acessar a página do projeto, com o regulamento dos cursos em Manga e Matias Cardoso, ficha de inscrição e datas de realização das aulas.