Deputados e convidados ressaltaram a importância do Uniaraxá para o ensino superior do Alto Paranaíba

Audiência lembra esforços do Uniaraxá pela educação

Professores e deputados destacam papel do Centro Universitário do Alto Paranaíba.

26/03/2012 - 17:26

O trabalho do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) para o desenvolvimento da educação superior no Alto Paranaíba foi salientado durante audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A reunião ocorreu no campus do centro universitário, em Araxá, na tarde desta segunda-feira (26/3/12), e foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Bosco (PTdoB).

O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), destacou que o Uniaraxá contribui para o desenvolvimento do Alto Paranaíba e que o Estado é desafiado a fazer justiça social e levar educação de qualidade a todos os cidadãos. Para Dinis Pinheiro, a educação pode levar à redução da pobreza em Minas Gerais. Ele lembrou que existem 900 mil mineiros em situação de pobreza extrema e que a Assembleia de Minas tem visitado vários municípios para conhecer as demandas das comunidades e elaborar respostas mais rápidas.

O reitor do Uniaraxá, Valter Gomes, salientou que o número de estudantes na instituição vem crescendo. No primeiro semestre de 2011, o Uniaraxá contava com 2.300 alunos e no mesmo período deste ano, 2.429. O centro universitário, privado, surgiu a partir da Fundação Cultural de Araxá, criada por lei municipal em 1972. A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, primeira unidade de ensino superior da cidade, obteve autorização de funcionamento em agosto de 1973. Na década de 1990, a instituição cresceu e transformou-se nas Faculdades Integradas do Alto Paranaíba. Em maio de 2002, por meio de decreto estadual do então governador Itamar Franco, o Uniaraxá alcançou sua atual configuração, transformando-se no centro universitário.

Conforme o reitor, o Uniaraxá conta com mais de 20 cursos, entre licenciaturas, bacharelados, cursos tecnológicos e pós-graduação, e busca desenvolver ações ligadas à responsabilidade com a comunidade. Entre os projetos citados estão a política de apoio aos estudantes mais pobres, as iniciativas de inclusão digital, o núcleo de práticas jurídicas e o incentivo ao esporte paraolímpico.

Compromisso e sonho – A professora de História Maria Celeste de Moura Andrade afirmou que lecionar no Uniaraxá significa estar atento às necessidades e aos sonhos dos estudantes para que eles possam se integrar ao mercado de trabalho e desempenhar suas atividades com responsabilidade e inovação. O presidente do Diretório Central dos Estudantes, Marcelo Luiz Alves, também abordou as conquistas dos docentes e a melhoria do ensino para a comunidade do Alto Paranaíba.

Governo de Minas relata ações para ampliar acesso ao ensino superior
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, afirmou que Minas Gerais conta com 475 instituições de ensino superior, entre públicas e não públicas, sendo 11 universidades federais e duas estaduais. De acordo com o secretário, o Governo de Minas tem trabalhado com três vertentes para ampliar o acesso às vagas no ensino superior. Uma se refere aos investimentos em educação a distância, que será desenvolvida em centros vocacionais tecnológicos. Outra diz respeito à reestruturação da rede estadual de ensino, exemplificada pela transformação da Fundaçao Helena Antipoff, em Ibirité (Região Metropolitana de Belo Horizonte), em campus da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). A terceira vertente é o diálogo que o governo tem promovido com instituições não públicas que oferecem ensino de qualidade. Na opinião de Nárcio Rodrigues, o Uniaraxá conta com condições para se desenvolver e atender mais estudantes na região.

O deputado Bosco afirmou que o município precisa de faculdades públicas para que toda a demanda pelo ensino superior no Alto Paranaíba possa ser atendida. De acordo com Bosco, alguns ainda se deslocam para Uberaba (Triângulo) para se formarem. “É necessária uma ação conjunta para que o município seja um polo educacional de fato”, considerou. Ele ainda disse que a geração de empregos também é importante para absorver os formados no município e nos arredores.

Consulte o resultado da reunião.