Comissão realiza reunião em centro universitário de Araxá

Papel do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) para o desenvolvimento da região será avaliado.

22/03/2012 - 18:57

Nesta segunda-feira (26/3/12), às 14 horas, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais fará reunião no Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), no município do Alto Paranaíba, para debater a importância da instituição para o desenvolvimento da região e suas perspectivas para os próximos anos. A audiência será no Tribunal do Júri do Uniaraxá (Rua Ministro Olavo Drummond, nº 5) e atende a requerimento do deputado Bosco (PTdoB).

O Uniaraxá surgiu a partir da Fundação Cultural de Araxá, criada por lei municipal em 1972. A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, primeira unidade de ensino superior da cidade, obteve sua autorização de funcionamento em agosto de 1973.  Na década de 1990, a instituição cresceu e transformou-se nas Faculdades Integradas do Alto Paranaíba. Em maio de 2002, por meio de decreto estadual do então governador Itamar Franco, o Uniaraxá alcançou sua atual configuração, transformando-se no Centro Universitário.

Na avaliação do deputado Bosco, a instituição exerceu um papel histórico e fundamental para o desenvolvimento da região, ao formar ali mesmo profissionais que antes precisavam ir para outros centros urbanos. “De forma determinada, o Uniaraxá sintetizou, objetivamente, a sua missão institucional: promover a educação cidadã para a empregabilidade, a sustentabilidade e o cruzamento de fronteiras”, afirmou o deputado em seu requerimento.

Convidados - Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues; o reitor do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), Valter Gomes; o presidente da Fundação Cultural de Araxá, Wagner de Freitas Oliveira; a professora Maria Celeste de Moura Andrade e o presidente do Diretório Central dos Estudantes, Marcelo Luiz Alves, ambos do Uniaraxá.