Cidadania Ribeirinha contabiliza 180 inscritos em curso

Candidatos do município de Manga se inscreveram para curso de Desenvolvimento Sustentável.

08/03/2012 - 14:52

Cerca de 180 pessoas já se inscreveram para o curso de Desenvolvimento Sustentável, do Projeto Cidadania Ribeirinha, em Manga, no Norte de Minas. Voltado para estudantes do ensino médio, trabalhadores rurais e agentes públicos, o curso será a primeira ação de formação do projeto, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que busca contribuir para a revitalização da Bacia do São Francisco, melhorar as condições de vida dos ribeirinhos e valorizar o patrimônio cultural são-franciscano.

Na última quarta-feira (7/3/12), a equipe do projeto visitou as localidades de Nhandutiba e Brejo de São Caetano, em Manga, que juntas conseguiram contabilizar, em menos de uma semana, 120 candidatos. Em Manga, outras 60 pessoas também já se inscreveram para o curso, que mantém as inscrições abertas até o dia 30 de março. Nas localidades de Nhandutiba e Brejo de São Caetano, as inscrições estão sendo feitas nas Escolas Estaduais Professor Ribeiro Campos e São Caetano do Japuré, respectivamente; em Manga, os interessados podem se inscrever nas Escolas Estaduais Ministro Petrônio Portela e Presidente Olegário Maciel, bem como na sede da prefeitura.

De acordo com Leo Noronha, um dos gestores do projeto, a seleção dos candidatos levará em conta as informações socioeconômicas dos inscritos, bem como a composição das turmas. Segundo ele, o ideal é que em todas elas haja integrantes dos três públicos prioritários: estudantes do ensino médio, trabalhadores ligados às águas e agentes públicos.

Para o servidor e relações públicas da Assembleia Frederico Vieira, a ampla procura pelo curso demonstra que o Cidadania Ribeirinha está em consonância com os anseios da comunidade. “O que fazemos no trabalho de mobilização é principalmente sensibilizar as comunidades para a relevância do projeto. Quando os multiplicadores abraçam a ideia, os resultados não tardam e o sucesso das inscrições é o exemplo disso”, comentou.

Mobilização - Em reunião realizada com os professores da comunidade de Brejo de São Caetano, a equipe reforçou a importância da integração dos moradores com a proposta do projeto. As salas de aula da escola São Caetano do Japuré também foram visitadas, e os alunos foram convidados a reforçar a divulgação junto aos pais e familiares.

Nesta quinta-feira (8) a equipe está participando de uma reunião na Câmara de Vereadores de Manga, com o intuito de melhor integrar o legislativo municipal nas ações do projeto. Na sexta-feira (9), será a vez da Câmara de Matias Cardoso receber a visita da equipe. Todos esses encontros são desenvolvidos em parceria com o Centro de Apoio às Câmaras (Ceac) da ALMG.