Manga é uma das cidades em que o curso será oferecido - Arquivo/ALMG
Porto de Matias Cardoso, onde a equipe do projeto esteve em janeiro - Arquivo/ALMG
Pedras de Maria da Cruz - Arquivo/ALMG
Itacarambi - Arquivo/ALMG

Cidadania Ribeirinha abre inscrições para curso

Equipe do projeto volta ao Norte de Minas para mobilizar público-alvo do Curso de Desenvolvimento Sustentável.

29/02/2012 - 18:34

A equipe do Projeto Cidadania Ribeirinha, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, retorna nesta quinta-feira (1º/3/12) ao Norte de Minas para mobilizar as comunidades para o Curso de Desenvolvimento Sustentável, uma das ações do projeto. Entre os dias 2 e 30 de março, as inscrições estarão abertas em Manga e Matias Cardoso, onde o curso será realizado a partir de abril. Posteriormente, ele será oferecido em Pedras de Maria da Cruz e Itacarambi.

Os públicos prioritários são estudantes de ensino médio, agentes públicos e trabalhadores cuja atividade tenha relação com as águas. Na sede de Manga, as inscrições podem ser feitas na Prefeitura Municipal e nas Escolas Estaduais Ministro Petrônio Portela e Presidente Olegário Maciel. Os interessados podem se inscrever também nas escolas estaduais de Brejo de São Caetano e de Nhandutiba, localidades pertencentes ao município.

Em Matias Cardoso, receberão inscrições a Escola Estadual Dom Bosco e a Secretaria Municipal de Agricultura/Prefeitura, na sede. No povoado de Gado Bravo, a inscrição será feita na escola estadual e, na comunidade do Pau Preto, na Associação Comunitária dos Vazanteiros do Pau Preto. Os documentos necessários são o xerox da identidade ou certidão de nascimento e a ficha de inscrição preenchida, distribuída no ato da inscrição.

Manga, Matias Cardoso, Itacarambi e Pedras de Maria da Cruz foram escolhidas para receberem o projeto piloto, do qual o Curso de Desenvolvimento Sustentável é um dos eixos, por terem os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as cidades mineiras banhadas pelo Rio São Francisco.

Curso terá módulos teóricos e práticos


O curso de Desenvolvimento Sustentável terá quatro módulos e abordará, entre outros temas, participação política, ética, organização social, patrimônio cultural, história da ocupação da região e revitalização do Rio São Francisco. Os participantes receberão ainda conteúdos sobre empreendedorismo, plano e gestão de negócios, estruturação de projetos e captação de recursos. No final serão oferecidos cursos profissionalizantes. Os dois últimos módulos serão de responsabilidade do Sebrae e Senar. O curso será oferecido entre o primeiro semestre de 2012 e julho de 2013.

O Cidadania Ribeirinha é realizado pela ALMG através de uma articulação institucional de parcerias, apoios e colaborações com entidades do poder público. Ele é um dos projetos prioritários para o biênio 2011/2012 do Direcionamento Estratégico da ALMG. No Portal da Assembleia, os interessados podem acessar a página do projeto, com o regulamento dos cursos em Manga e Matias Cardoso, ficha de inscrição e datas de realização das aulas.