Para deputados, gradil instalado no Independência compremete visibilidade do campo
De acordo com a Secopa, Independência será reaberto ainda em março
Obras no Mineirão estão dentro do cronograma, segundo a Secopa
Reabertura do Mineirão está prevista para 21 de dezembro deste ano
Deputados pedem adiamento da reabertura do estádio Independência

Independência será reaberto em março, garante Secopa

Embora haja críticas em relação ao gradil da arquibancada superior, estádio será reaberto no final do próximo mês.

15/02/2012 - 17:27

O estádio Independência, em Belo Horizonte, será reaberto no fim de março, mesmo com o problema de falta de visibilidade nas arquibancadas do piso superior. É o que garantiu o secretário de Estado Extraordinário para a Copa do Mundo, Sergio Barroso, durante visita de deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais ao estádio, na tarde desta quarta-feira (15/2/12). Para diminuir o prejuízo dos torcedores que ficarem nessa parte da arena, a secretaria informou que os preços dos ingressos serão reduzidos entre 30% e 40% em relação aos outros lugares.

A proposta coincide com a sugestão do presidente da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da ALMG, deputado Marques Abreu (PTB), que solicitou a visita junto com os demais membros da comissão. Ele afirmou que o torcedor que ficar próximo do gradil de proteção não pode ser lesado em seus direitos e que uma alternativa provisória é reduzir o valor da entrada. A visita contou com a participação de 18 deputados, integrantes da Secretaria de Estado Extraordinária para a Copa (Secopa) e da imprensa.

A pouca visibilidade se deve ao alto grau de inclinação da arquibancada do piso superior (40º), que conta com uma grade que compromete a visibilidade do campo para quem está nas primeiras cadeiras.O piso superior contará com seis mil cadeiras e o anteparo mede 1,10m de altura. O gradil suporta o equivalente a 75kg ou a força de três adultos, o que, conforme Sergio Barroso, confere segurança ao estádio.

O secretário ainda informou que outras soluções serão apresentadas em até 90 dias, a contar da data de inauguração do Independência.

Fase de conclusão – O vestiário está em fase de conclusão, com instalações hidráulicas e elétricas em andamento, e o gramado já está pronto. A reforma do Independência amplia a capacidade de 10 mil para 25 mil assentos. Haverá 422 vagas para automóveis e 32 bares e lanchonetes. Durante a Copa do Mundo de 2014, o estádio será usado como campo oficial de treinamento.

A previsão inicial para o término das obras era outubro de 2011, mas como as intervenções não foram concluídas a tempo, o prazo foi estendido para dezembro e, em seguida, para março de 2012.

Mineirão – A comitiva também visitou o Mineirão, cujas obras estão 50% concluídas. De acordo com Sergio Barroso, o cronograma está em dia e o estádio deve ficar pronto em 21 de dezembro deste ano. Atualmente, 1.500 operários e 100 máquinas trabalham nas intervenções, que custam R$ 665 milhões. A capacidade é para 64 mil lugares e 2500 vagas para automóveis. Além disso, o Mineirão vai contar com amortecedores para diminuir a trepidação de sua estrutura e com cobertura que capta energia solar.

As obras do Mineirão, fechado em junho de 2010, incluem a colocação de cadeiras anatômicas numeradas, a criação de novos acessos à arena, instalação de telões e o rebaixamento do campo em 3,5m.

Desde 2010, deputados da Assembleia de Minas têm feito várias visitas aos estádios de futebol da Capital, para acompanhar as obras de preparação para os eventos de 2013 e 2014. As intervenções foram exigidas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).