Direcionamento Estratégico planeja o futuro da ALMG

Meta do Legislativo Estadual é ser reconhecido como o poder do cidadão na construção de uma sociedade melhor.

16/12/2011 - 18:12

Por meio das ações e projetos do Direcionamento Estratégico, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais se prepara para o futuro. A visão de longo prazo do Legislativo Estadual, a ser alcançada em 2020, é “ser reconhecido como o poder do cidadão na construção de uma sociedade melhor”. Para atingir esse objetivo, foram estabelecidas novas prioridades de atuação, que serão concretizadas por meio de 11 novos projetos que passaram a integrar o Direcionamento Estratégico.

O primeiro projeto estratégico concluído foi o Portal Assembleia, lançado em outubro, com layout mais moderno e nova arquitetura de informação. O objetivo é ampliar a interlocução do Poder Legislativo com a sociedade por meio da internet. Com um visual moderno, o portal apresenta os conteúdos de maneira mais compreensível e fácil de navegar, tornando a informação mais acessível para todos. Uma das principais novidades é a convergência de mídias, que permite ao cidadão acessar o conteúdo das notícias por texto, vídeo, fotos ou áudio.

Para a modernização da TV Assembleia, foram adquiridos equipamentos digitais para melhorar a qualidade da imagem e foi concluído o processo de concessão e outorga do canal aberto na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A montagem do sistema de transmissão analógica foi concluída e está pronta para iniciar a transmissão em sinal aberto até o final do mês de dezembro. Três novas atrações estrearam na programação: Minas é Muitas, Geração e TV Escola. Na Rádio Assembleia, uma das estreias de destaque foi o programa Você pergunta, a Assembleia responde, em que o presidente Dinis Pinheiro (PSDB) responde questões enviadas pelos cidadãos.

No âmbito do projeto Assembleia Sustentável, foi implantada a coleta seletiva de lixo e foram distribuídas canecas para os servidores, como forma de diminuir o consumo de copos descartáveis. Também foram implementadas medidas para a redução do consumo de papel, como a impressão em frente e verso de documentos e a reutilização de papéis para a produção de blocos de rascunho.

Já o projeto Assembleia como Propulsora do Desenvolvimento do Estado viabilizou a realização do Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais. O evento, que teve a participação de 2.700 pessoas, recebeu 1.300 sugestões, que foram agrupadas em cadernos temáticos e vêm sendo incorporadas à agenda de trabalho das comissões. Foi estruturado um grupo de trabalho para acompanhar o andamento das sugestões apresentadas.

Na nova carteira de projetos estratégicos, destaca-se o Assembleia de Todos, que realizou enquete para colher sugestões para a reforma da Praça Carlos Chagas, cujo projeto arquitetônico também foi elaborado em 2011. Também foram realizadas reformas no Plenarinho I para facilitar o acesso de pessoas com deficiência. Outro projeto que vai ao encontro da diretriz institucional de enfrentamento das desigualdades é o Cidadania Ribeirinha, que realizou viagem de diagnóstico dos problemas enfrentados pelos municípios às margens do Rio São Francisco.

Para a preservação da memória do Legislativo mineiro, foi iniciado o trabalho de transposição do mural de Yara Tupynambá para a Galeria de Arte. No âmbito do Plano Diretor de Ocupação de Espaços, foram iniciados a reforma do Edifício Carlos Drummond de Andrade e o processo licitatório para a construção do novo anexo da Assembleia. 

Procon fez 97 mil atendimentos

O Procon Assembleia trabalhou em 2011 para ampliar as ações de educação para o consumo e de orientação e defesa dos consumidores. Foram feitos 97.088 atendimentos ao público, tanto por telefone quanto pessoalmente. Os atendimentos feitos por e-mail somam 5.961. O Programa de Educação para o Consumo atingiu 12.273 pessoas, por meio de visitas a escolas e empresas. Foram realizadas 139 pesquisas de preços e seis fiscalizações educativas até novembro.