Deputado Tiago Ulisses, autor do requerimento da reunião, fala aos participantes da audiência
Deputados buscam saídas para garantir asfaltamento de via em Manhumirim

Deputados querem incluir obra no programa Caminhos de Minas

Pavimentação de estrada que liga Manhumirim à BR-116 foi tema de audiência na Zona da Mata.

30/11/2011 - 15:03

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai encaminhar ofício ao governador Antonio Anastasia, solicitando a inclusão, no programa do Governo do Estado “Caminhos de Minas”, do trecho de 22 quilômetros da estrada que liga Manhumirim à BR-116, em São João do Manhuaçu, passando por Luizburgo, na Zona da Mata. Requerimento nesse sentido foi apresentado nesta quarta-feira (30/11/11), em audiência pública da comissão no município de Manhumirim, que teve a finalidade de debater o assunto.

Convocada a requerimento do deputado Tiago Ulisses (PV), a reunião, realizada no Salão de Eventos da Escola Vertentes do Caparaó (Evec), no Centro de Manhumirim, foi presidida pelo deputado Adalclever Lopes (PMDB) e contou também com a participação do autor do requerimento, Tiago Ulisses; do 1º-vice-presidente da Assembleia, deputado José Henrique (PMDB); e do secretário de Estado de Esportes, Braulio Brás, entre outras autoridades locais, como prefeitos e vereadores.

Benefícios - O fomento à economia local, com facilidades para o escoamento da produção de café; o transporte de pacientes da comunidade para as cidades polo na área de saúde, como Muriaé; e o desenvolvimento do turismo regional são os principais benefícios pretendidos com a pavimentação dos 22 quilômetros de estrada. A medida é reivindicada há décadas por políticos, moradores e comerciantes da região.

Deputados estimulam iniciativa

O autor do requerimento, deputado Tiago Ulisses, destacou a importância econômica e turística da região e prometeu se esforçar, ao lado dos colegas, para levar adiante o projeto de pavimentação da obra e a sua inclusão no programa “Caminhos de Minas”, do Governo Estadual. Ele explicou que o programa visa integrar os municípios mineiros e sua produção agrícola, de forma a fomentar a economia do Estado.

O mesmo fez o 1º- vice-presidente da Assembleia, deputado José Henrique, ressaltando que a obra de pavimentação permitirá “o desafogar da BR-262”, além de gerar emprego e fomentar a economia. José Henrique também declarou-se surpreso com o sucesso da audiência, que lotou o auditório da Evec.

O presidente da comissão, deputado Adalclever Lopes, saudou a iniciativa da população e da Câmara Municipal de Manhumirim, desejando sucesso a todos. Já o secretário de Estado de Esporte, Braulio Brás, manifestou sua satisfação, louvando o empenho da sociedade civil organizada e da classe política em torno do projeto. Ele se disse convencido de que o Governo do Estado irá acolher a reivindicação e lembrou que, nos mais de 200 trechos do programa “Caminho de Minas”, 33 são da Zona da Mata.

Produção de café local chega a 560 mil sacas por ano

Antiga ligação da cidade com o Rio de Janeiro, a estrada tem grande importância para a comunidade local. Conforme explicou o presidente da Câmara de Manhumirim, Hélio Marcos Mendonça (PMDB), a pavimentação do trecho encurtaria a viagem entre Manhumirim e o município de Muriaé em cerca de 80 quilômetros, ida e volta. Além de facilitar o escoamento da produção agrícola do município, grande produtor de café, a pavimentação da estrada favoreceria ainda o turismo local, já que o município integra o circuito do Pico da Bandeira.

Segundo Daniel Guimarães Sathler, prefeito de Alto do Jequitibá, um dos municípios do entorno, o asfaltamento da estrada seria uma questão de justiça, como “retribuição aos produtores locais”, já que a região produziu, só este ano, 560 mil sacas de café, movimentando R$ 224 milhões de reais e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.

O coordenador regional do DER, Fernando Artur Dias, afimou que a iniciativa “é altamente louvável” e, parabenizando a população de Manhumirim, se disse à disposição para “integrar e ajudar nessa reivindicação tão nobre”.

Nascido e criado na cidade, o aposentado Elcyr Souza, de 74 anos, disse que desde os 15 anos aguarda a pavimentação do trecho de estrada. “É um sonho de todos os manhumirenses, agora estou acreditando que saia”, diz, esperançoso.

Outra reivindicação - Além da pavimentação da estrada que liga Manhumirim à BR-116, a comunidade local reivindica, também, o asfaltamento da cidade até o Rio Claro, na divisa com o Espírito Santo.