Cantata de Natal realizada em 2010
Árvore de Natal decora o hall de entrada da Assembleia de Minas

Cantata de Natal reunirá 300 vozes em 6 de dezembro

O evento marca a inauguração da iluminação de Natal da Assembleia e integra a agenda da Belotur.

28/11/2011 - 09:04

Um espetáculo de música, luz e encantamento. Esse é o espírito da Cantata de Natal deste ano, que será realizada na terça-feira da próxima semana (6/12/11), às 18h30, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira. O evento marca a inauguração da iluminação de Natal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e integra a agenda da Belotur e a programação do projeto “BH, a Capital do Natal”, da Associação Comercial de Minas. A quinta edição terá 300 vozes de 17 corais, a maioria de órgãos públicos, liderados pelo Coral da Assembleia.

Como nos anos anteriores, a Cantata comemora a chegada do Natal e presta também uma homenagem ao aniversário de Belo Horizonte, comemorado no dia 12 de dezembro. O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, diz que a cantata é, mais do que nunca, um presente do Legislativo para Belo Horizonte. “A Assembleia quer consolidar a Cantata como um evento voltado para a cidade e quer que mais pessoas vejam esse espetáculo”, afirmou.

Público terá espaço coberto e telão para assistir à Cantata

Para abrigar o público da Cantata no Hall das Bandeiras, será usada uma estrutura de tendas, com cadeiras e um telão de LED, ampliando a capacidade do local, antes restrita à área coberta do Espaço Democrático. Além do público interno da ALMG e do chamado mundo oficial, a comunidade do entorno da Assembleia e as entidades que participam dos eventos institucionais da Casa foram convidadas.

A gerente-geral de Relações Públicas e Cerimonial, Luísa de Marilac Luna, destaca que a Cantata democratiza o acesso à produção cultural, valoriza o canto-coral e cria um ambiente de aproximação entre as instituições participantes, os servidores públicos e a comunidade. “Com esse evento, a Assembleia também contribui para a formação de um público para a música erudita”, completa. De fato, composições clássicas integram o repertório, como Gloria, de Vivaldi, e Sanctus, de Gounod, ao lado de Noite Feliz, Boas Festas e outras canções tradicionais de Natal. Já Calix Bento representa o repertório popular.

Participam da Cantata, além do Coral da Assembleia, os Corais da Ases-MG; da Copasa; dos Correios (Vozes de Minas); o Coral Vozes do Hemominas; o Coral do INSS (Vozes das Gerais); o Coral Cidade em Canto; o Coral da Segov (Coral Libertas); do Ministério Público de Minas Gerais; do Tribunal de Contas (Contas & Cantos); da Procuradoria da República de Minas (Coral Vozes da Liberdade); o Coral Canarinhos de Itabirito; o Coral da Gremig/Cemig; da Usiminas; da Imprensa Oficial; do Ipsemg e do DER-MG (Vozes na Estrada).

Já os regentes serão: Arley Ribeiro, Cleude William, Cristina Bello, Eliane Fajioli, Eric Lana, Hélcio Pereira, Karina Faria, Luiz Flávio dos Santos, Marco Antônio Drumond, Robson Lopes, Rodrigo Garcia, Sargento Geraldo José, Sérgio Canedo, Simeão Lopes e Vivian Assis. A Cantata terá ainda a participação do cravista Antonio Carlos de Magalhães, da Orquestra de Câmara da Cantata e da solista Andrea Peliccioni.