A regulamentação do Fundo de Erradicação da Pobreza foi debatida no encontro

Presidente da Assembleia recebe Dom Mauro Morelli, do Consea

Presidente do Conselho de Segurança Alimentar pediu empenho da Assembleia em favor de prioridades do setor

26/10/2011 - 16:45

A regulamentação do Fundo de Erradicação da Pobreza e a implementação de prioridades na área da Segurança Alimentar foram o assunto de encontro entre o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), e o presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-MG), Dom Mauro Morelli, nesta quarta-feira (26/10/11). Em seguida ao encontro, que aconteceu no Gabinete da Presidência da ALMG, Dom Mauro Morelli acompanhou o deputado ao Plenário, onde ocorreu a promulgação da Emenda 86, que inclui na Constituição do Estado o objetivo de “erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades sociais e regionais”.

Criado em 1999, o Consea é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a sociedade civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Entre suas funções estão deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional. Essas políticas procuram garantir o acesso regular e permanente da população a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, com base em práticas alimentares saudáveis.

No encontro com Dinis Pinheiro, o presidente do Consea manifestou a preocupação de que a regulamentação do Fundo de Erradicação da Pobreza garanta o direito de todos à alimentação e nutrição, sem restringir excessivamente o acesso aos recursos. Também destacou a importância da Assembleia Legislativa na implementação das prioridades definidas na 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, realizada em agosto de 2011. O presidente Dinis Pinheiro garantiu que as preocupações do Consea serão um dos parâmetros principais do debate no Parlamento.

A 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar definiu prioridades tanto para o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG 2012-2015), quanto para os Planos Estadual e Nacional do setor. Entre essas prioridades está a implementação da Lei Federal 11.947, de 2009, que regulamenta, entre outros pontos, a utilização de produtos da agricultura familiar na alimentação escolar.

Também participaram do encontro com o presidente da Assembleia o deputado Adelmo Carneiro Leão (PT); o secretário-executivo do Consea, Marcos Jota; o subsecretário de Estado de Agricultura Familiar, Edmar Gadelha; e a secretária-executiva do Comitê Temático de Segurança Alimentar, Jacqueline Junqueira. O Comitê é o órgão do Estado responsável pela elaboração da proposta do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.