Deputados Dalmo Ribeiro Silva, Tenente Lúcio e João Leite

Situação do produtor de cachaça será tema de audiência

Comissão de Turismo quer discutir licença exigida dos produtores de cachaça artesanal

25/10/2011 - 11:37

A Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, em reunião nesta terça-feira (25/10/11), pedido do deputado Duarte Bechir (PMN) para que se realize audiência pública para discutir a situação dos produtores de cachaça artesanal em relação ao licenciamento exigido pela fiscalização federal.

A reunião, segundo o parlamentar, tem o objetivo de discutir alternativas que permitam a continuidade da atividade, a preservação do emprego e da renda dos proprietários destes pequenos empreendimentos de fabricação de cachaça artesanal, sem desrespeitar as regras instituídas pelo Ministério da Agricultura e o meio ambiente.

Poluição em Araxá - Dois pedidos de providência também foram aprovados na reunião. De autoria do deputado Tenente Lúcio (PDT), ambos solicitam ações por parte de autoridades de Araxá para a melhora da qualidade da água de córregos e rios da região. São eles:

* ao diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para que haja tratamento dos esgotos de Araxá que, segundo denúncias recebidas pelo deputado, da Associação do Meio Ambiente Regional de Patrocínio (Amar) e da Federação Brasileira de Pesca Esportiva (FBPE), estão causando alta taxa de mortandade de peixes no Córrego Grande e do Rio Capivara;

* à Prefeitura de Araxá para que haja tratamento adequado do lixo que, segundo o parlamentar, está caindo diretamente nos cursos d´água da região, o que também prejudica a fauna do Córrego Grande e o rio Capivara.

Na reunião foram aprovadas, ainda, duas proposições que dispensam a apreciação do Plenário da Assembleia.

Consulte o resultado completo da reunião.